O tenista cuiabano, Livas Damázio, de apenas 14 anos, deu um novo salto no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, se tornando o quinto melhor dos jogadores nascidos em 2010, nesta segunda-feira (04). A subida aconteceu após o vice-campeonato no J60 de Itajaí (SC), a 15ª Copa Santa Catarina.
Leia mais
Lutando contra a segundona, Bragantino e Cuiabá fazem jogo feio e empatam sem gols
Livas fez ótima campanha no recente campeonato e só parou diante do gaúcho Vicente Freda, quarto favorito, na decisão por 6/3 6/1. Ele disputou sua maior final. Na semana anterior já havia conquistado o título no J30 de Foz do Iguaçu (PR).
Ele subiu 175 posições na tabela e agora é 603º colocado se tornando o quinto melhor do ranking para jogadores nascidos em 2010. Ele só está atrás dos norte-americanos Jordan Lee (255°), Michael Antonius (324°) e Izyan Ahmad (451°) e do jogador da Indonésia, Rafalentino da Costa (506°). Livas passou o indiano Tavish Pahwa que é o 718º. O ranking mundial ITF é destinado a atletas até 18 anos de idade.
"Foi uma semana muito boa, consegui jogar bem apesar das dificuldades com o vento. Senti que melhorei e vou seguir treinando duro pra seguir melhorando", disse Livas, atleta do Rede Tênis Brasil, que retornou para São Paulo e agora jogará na próxima semana o J100 de Salvador (BA), o Bahia Juniors Cup.
Livas neste ano já foi vice-campeão Mundial com o Brasil nos 14 anos, um resultado inédito para a equipe. Ele foi campeão da Copa Cosat em Bragança Paulista (SP) e disputou o torneio Sub 14 de Wimbledon, o mais tradicional do mundo, jogado na grama de Londres.