Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Estados Unidos e México facilitam solicitação de visto para brasileiros

A mudança no procedimento para solicitação de vistos no Consulado do México em São Paulo, implementada em 23 de junho do ano passado, deu bons resultados, segundo números divulgados pelo órgão. O atendimento passou a ser feito por meio de um sistema de agendamento disponível no site do consulado, www.sre.gob.mx.


De acordo com o consulado, o prazo de espera atual para a entrevista é de um dia, e até o último dia 30 de dezembro, mais de 17 mil usuários haviam se registrado no sistema. Segundo o órgão, o prazo para expedição do visto mexicano teve queda de 500% na comparação com 2006, sendo efetuada no mesmo dia ou em um dia útil. O consulado afirma que o número de processos recebidos é 30% maior do que o de 2006.

O atendimento de pessoas em viagem de negócios é preferencial. Desde 1º de agosto de 2008, cidadãos brasileiros podem obter vistos para visitante técnico. A duração mínima do visto para as categorias de turismo e negócios foi ampliada de 90 dias para seis meses. De acordo com o consulado, 75% dos vistos nas duas categorias expedidos pelo órgão têm duração de cinco anos. Quem tem permissão do Instituto Nacional de Migração do México não precisa agendar a entrevista pelo sistema on-line.

Estados Unidos

As medidas tomadas em setembro pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para agilizar o processo de concessão de vistos também surtiram bons efeitos.

Segundo informações da embaixada, a espera para agendar entrevistas caiu de 90 dias para três em São Paulo, e de 114 dias para 28 dias no Rio. Atualmente, o tempo de espera em Brasília é de dois dias, e em Recife, de três dias.

Em setembro, a Missão Americana nos EUA anunciou um investimento de US$ 7 milhões para a melhoria do atendimento. O agendamento de entrevistas é feito por meio do site www.visto-eua.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet