O deputado federal José Medeiros (PL) acompanhou a vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos de Washington. À Folha de S. Paulo, Medeiros afirmou que sua viagem aos EUA teve como objetivo participar de um curso para discutir o cenário interno americano e a democracia na América Latina, “com a participação de políticos, jornalistas e acadêmicos dos partidos Democrata e Republicano”.
Leia também
Trabalhador de mineradora perde controle de moto e morre ao bater em grade de proteção na MT-241
Medeiros recebeu R$ 12,5 mil em diárias da Câmara dos Deputados para a viagem, realizada entre 2 e 7 de novembro, revelou a reportagem. No site da Câmara consta que ele participou do evento "O Poder da Democracia: Eleição Presidencial nos EUA 2024”.
"A vitória de Trump é o triunfo da LIBERDADE e não só dos americanos… O REINO DA CENSURA e o ESTADO PERSEGUIDOR que tentam emplacar no Brasil, cai por terra!", escreveu na publicação de um vídeo gravado do lado de fora da Casa Branca, residência oficial do governo americano, na madrugada da última quarta-feira (6).
A apuração presidencial nos EUA ainda está em andamento, com Trump (Partido Republicano) liderando com 295 delegados, enquanto Kamala Harris (Partido Democrata) tem 226, de acordo com as últimas projeções. Para vencer a eleição, um candidato precisa de ao menos 270 delegados e, por já ter ultrapassado esse número, o Republicano já é considerado vencedor.