A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou operação integrada Quinto Mandamento, na noite desta terça-feira (12), em Sinop (a 500 km de Cuiabá), município em que a cantora trans Santrosa foi brutalmente assassinada no último domingo (10). O crime ganhou repercussão nacional, sendo repercutido por veículos da imprensa de outros estados e por políticos como a deputada federal Érika Hilton (Psol). A ação estratégica tem como foco a repressão e prevenção dos crimes de homicídios, tráfico de drogas e entre outros no município.
Leia mais
Homem é encontrado morto a tiros e com pés amarrados em construção
Nas ruas da cidade, 20 policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas e Tático Móvel (Rotam) e do Regimento de Cavalaria, unidades do policiamento ostensivo especializado, reforçam as ações e se somam às equipes locais das Companhias de Força Tática, de motopatrulhamento (Raio) e do Grupo Apoio (GAP) do 11° Batalhão de Polícia Militar.
No início da operação, uma “boca de fumo” foi fechada e um homem preso por tráfico de drogas. Na casa onde ocorreu a prisão, os policiais apreenderam uma pedra de crack de cerca de 400 gramas e três porções menores da mesma droga, além de uma balança de precisão supostamente usada para pesagem de entorpecentes. Também encontrou, no local, uma motosserra - ferramenta que o suspeito teria recebido como pagamento de uma dívida de droga.
As abordagens feitas em diversas vias e outros locais públicos para checagem de pessoas e veículos resultaram na apreensão de quatro motocicletas que apresentam suspeitas de adulteração e de irregulares na documentação.
O tenente-coronel Jorge Almeida, que responde pelo comando do 3º Comando Regional de Sinop, disse que a operação busca reforçar as atividades de abordagens, buscas e checagens - o que, no campo policial, é chamado de "ABC". O objetivo é identificar e retirar das ruas criminosos que possam ter relação com o tráfico de droga e homicídios ocorridos na região.
De acordo com Jorge Almeida, a orientação da Sesp, repassadas por meio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop) e do Comando Geral da Polícia Militar, é focar na repressão aos crimes e na prisão de integrantes de organizações criminosas.
A ordem de serviços expedida para o reforço ao policiamento em Sinop com a operação "Quinto Mandamento" prevê ações estratégicas de abordagens em buscas até a quarta-feira da próxima semana.