Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Turismo

História e arquitetura de São Luís são apaixonantes

Bem longe das famosas cidades históricas mineiras, São Luís também guarda vestígios e lembranças de nosso passado colonial. Seu valor histórico é, inclusive, tão significativo, que a cidade foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997. Além disso tudo, a cidade também oferece praias maravilhosas, fazendo de São Luís um destino turístico completo.



A dinâmica de desenvolvimento de São Luís também explica sua riqueza cultural: foi fundada por franceses, no século 17, invadida por holandeses e totalmente construída por portugueses. Sendo assim, seu valor histórico é imenso - e está estampado em sua arquitetura.

Por isso, um passeio pelo centro histórico é obrigatório. Por suas ruas de pedra podem ser vistos mirantes, igrejas, monumentos e casarões azulejados. São Luís é, aliás, a capital dos azulejos - até os táxis são ornamentados com desenhos das referidas peças de cerâmica.

São Luís é, na verdade, duas cidades, ligadas por uma ponte: a velha, com os mais de três mil prédios tombados; e a nova, para onde migrou a maior parte da população da cidade.

Todas as suas quatro praias são bem próximas ao centro. A da Ponta d'Areia é a mais movimentada, cheia de hotéis e restaurantes. A de São Marcos é freqüentada por surfistas e amantes da noite - é margeada por bares e boates. A praia do Calhau fica na avenida Litorânea e é considerada uma das mais bonitas da cidade, assim como a do Olho d'Água, ideal para prática de esportes de vela.

São Luís praticamente engloba também os municípios de Alcântara e São José de Ribamar. A primeira fica no continente, a uma hora de barco da capital e é uma imersão na história colonial do país, enquanto a segunda é para quem quer tranqüilidade - fica a 32 quilômetros de São Luís e tem praias e comidas deliciosas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet