O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta sexta-feira (29) que a troca no comando-geral da Polícia Militar faz parte de um processo de "reoxigenação" na Segurança Pública. A declaração foi dada durante a cerimônia de posse do novo comandante-geral, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, que substitui o coronel Alexandre Corrêa Mendes, exonerado do cargo.
Leia também
"Momento ruim da trajetória do país", avalia Mauro sobre reação do mercado a pacote fiscal do governo Lula
Segundo Mauro, mudanças são naturais e necessárias, especialmente em cargos de poder. "Um dia eu sairei daqui, todos sairemos. Nada na vida é eterno, nem a própria vida. Então é muito natural que hajam mudanças. Estamos fazendo isso para que haja uma reoxigenação, não só da Polícia Militar, mas também de outras áreas da Segurança Pública", afirmou.
O governador negou que a exoneração de Alexandre Mendes tenha sido motivada pelas cobranças públicas feitas pelo ex-comandante em defesa da isonomia no pagamento de benefícios aos servidores da Segurança Pública. Mauro destacou que as alterações na estrutura da pasta têm como objetivo aprimorar o enfrentamento ao crime organizado no estado.
O novo comandante-geral, coronel Fernando, foi elogiado pelo governador, que ressaltou sua experiência e capacidade de articulação. "Depois da sua promoção como coronel, ele continuou trabalhando no interior. Depois foi alçado à condição de 02 na Secretaria de Segurança Pública, fazendo um belo trabalho de integração com a Polícia Civil e com os comandos regionais do interior. Eu vi nele bons predicados para assumir essa função", disse Mauro, expressando confiança no desempenho do novo chefe da PM.
A troca ocorre em meio à implementação de um pacote de medidas para combater o crescimento das facções criminosas no estado. Mauro destacou que as mudanças na Segurança Pública, como a recriação da Secretaria Estadual de Justiça, fazem parte de estratégias amplas que, em parte, permanecem reservadas. "Quando faço algumas mudanças, tenho um conjunto de pensamentos, muitos deles torno públicos, outros são estratégicos", explicou.
O novo comandante-geral da PM, coronel Fernando, assume o cargo com a missão de liderar a corporação em um momento de intensificação das ações contra o crime organizado em Mato Grosso.