Fábio Garcia retorna ao mandato de deputado federal para apresentar emendas à LOA 2025 :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Notícias | Política MT

CHEFE DA CASA CIVIL

Fábio Garcia retorna ao mandato de deputado federal para apresentar emendas à LOA 2025

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Fábio Garcia retorna ao mandato de deputado federal para apresentar emendas à LOA 2025
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), exonerou nesta quinta-feira (05) o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), para que ele retorne temporariamente à Câmara dos Deputados. Deputado federal licenciado desde julho de 2023, Garcia volta ao mandato apenas para apresentar suas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A votação das emendas está prevista para os próximos dias, antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de novembro.


Leia também
Lúdio defende que Zé do Pátio seja candidato de centro-esquerda ao governo de MT

Com o retorno de Fábio Garcia ao mandato, Gisela Simona (União), que ocupa a vaga, deixa a Câmara. Segundo a assessoria da Casa Civil, a previsão é que Garcia reassuma o comando da pasta já nesta sexta-feira (06).

No início da semana, Garcia participou de uma reunião junto ao governador Mauro Mendes e membros da bancada federal de Mato Grosso. O encontro discutiu as novas regras para a proposição de emendas e definiu as prioridades para a destinação dos recursos no orçamento de 2024, que serão executados em 2025. O valor das emendas de bancada destinadas ao estado gira em torno de R$ 540 milhões.

As regras para as emendas de bancada foram recentemente alteradas com a entrada em vigor da Lei Complementar 210/2024, que promove maior transparência no processo de proposição e execução das emendas parlamentares. O texto estabelece que os recursos devem ser direcionados a projetos estruturantes nas unidades federativas representadas pelas bancadas, proibindo a individualização de ações para atender demandas específicas de seus membros.

As bancadas podem apresentar até oito sugestões gerais e até três emendas adicionais para conclusão de obras inacabadas, desde que atendam critérios definidos na legislação. Entre as áreas prioritárias para alocação de recursos estão saúde, educação, saneamento básico, habitação e ações relacionadas às mudanças climáticas.

O retorno temporário de Garcia à Câmara tem como foco a articulação dessas emendas, consideradas essenciais para o planejamento orçamentário de Mato Grosso no próximo ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet