Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Brasil é 2º país latino-americano mais atrativo para turismo, diz estudo

O Brasil é o segundo país latino-americano mais bem posicionado no índice sobre competitividade e atratividade turística elaborado entre 133 nações, ficando em 45º lugar, de acordo com relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado nesta quarta-feira.


O relatório destaca que o Brasil é o país com a fauna mais diversa do mundo e com um notável interesse e preocupação com a sustentabilidade, mas critica as altas taxas e impostos e, principalmente, a insegurança --o relatório considera que a segurança é o fator que mais incide na avaliação e na perda de atratividade da região.

O primeiro país latino-americano melhor colocado é a Costa Rica, em 42ª lugar, enquanto, depois do Brasil, os que possuem maior competitividade e atratividade turística são México (51ª posição); Chile (57ª); Argentina (65ª); e Venezuela (104ª).

A competitividade turística da América Latina melhorou no último ano, mas a região precisa investir em segurança para aumentar sua atratividade, diz o texto.

Todos os países latino-americanos possuem excelentes recursos naturais, e muitos monumentos de algumas nações foram incluídos na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

"Falta a eles uma consciência ambiental mais forte. Isso, atualmente, é muito importante", explicou à agência de notícias Efe a especialista Jennifer Blanke, co-autora do relatório junto a Thea Chiesa. "No entanto, não devemos esquecer que todos melhoraram e subiram posições", afirmou.

A lista de países mais atrativos e competitivos continua liderada por Suíça, Áustria e Alemanha, que possuem o meio ambiente, as infraestruturas e as legislações mais propícias ao desenvolvimento do turismo, segundo o Fórum.

Na relação, elaborada com dados de 2008, a França é o país que mais subiu de posições, passando do 10º ao 4º lugar.

Em quinto está o Canadá; em sexto, a Espanha; em sétimo, a Suécia; em oitavo, os Estados Unidos; e em nono, a Austrália, a nação que mais piorou, já que, no ano passado, estava na quarta colocação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet