Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Turismo no Brasil prevê crescimento de 20% no primeiro bimestre do ano

Enquanto alguns mercados da economia global registram balanços negativos em razão da crise financeira internacional, o turismo brasileiro prevê um crescimento de 20% em janeiro e fevereiro de 2009 quando comparado ao primeiro bimestre de 2008. A estimativa, bem como um balanço da indústria do turismo no passado, foram apresentados em entrevista coletiva à imprensa pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, na última segunda-feira (02).


Os hotéis de São Paulo, que normalmente sofrem queda durante o período de férias, apresentaram uma alta de 5% no período. No Rio de Janeiro, a ocupação hoteleira chegou a 95% no Carnaval, segundo a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Nem mesmo a diminuição do fluxo dos turistas estrangeiros, tradicionais nesta época do ano, reduziu o número de foliões. Ao contrário, a cidade recebeu 2,55 milhões visitantes nesta temporada, 50 mil a mais que na anterior.

Em Pernambuco, os 800 mil turistas que vieram para o Carnaval ocuparam 100% da rede hoteleira, gerando uma renda R$ 300 milhões. Outros tradicionais destinos turísticos também tiveram crescimento durante o Carnaval. A ocupação dos hotéis na Bahia cresceu 5% e no Ceará chegou a 86%, quatro pontos percentuais acima do Carnaval passado. Santa Catarina manteve os 85% registrados no mesmo período do ano anterior.

Segundo a Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem), as operadoras de turismo tiveram um incremento de 15% nas vendas de pacotes turísticos em relação a janeiro e fevereiro de 2008. O número de turistas que optaram por viajar de avião também aumentou: os voos domésticos cresceram 10% no período na comparação com o ano passado. Alguns balanços preliminares, como o de locação de automóveis, avaliam um aumento ainda mais expressivo, chegando a 40%.

Esses dados reforçam a tendência de estruturação e fortalecimento do Turismo, que vem emplacando números positivos ano a ano, tanto em relação ao turismo doméstico quanto ao internacional.

Neste mês de março, por exemplo, o texto do decreto de regulamentação da Lei Geral do Turismo será enviado à Casa Civil da Presidência da República. A legislação vai definir novas regras e possibilitar mais proteção e segurança ao consumidor e aos investidores nacionais e estrangeiros. Entre outras responsabilidades, a lei concede ao MTur mecanismos inéditos de fiscalização de serviços.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet