O governador Mauro Mendes (União) ressaltou, em entrevista à CNBC, da Times Brasil, nesta quinta-feira (12), a importância do pacote de concessão de rodovias estaduais elaborado pelo governo estadual. Segundo Mendes, a estratégia da gestão é realizar investimentos em novas estradas e transferir para a iniciativa privada a responsabilidade de manutenção dessas vias.
Leia também
Ananias nega perseguição de Abilio a comissionados e diz que prefeito irá promover a união no PL: 'muito habilidoso'
Na quarta-feira (11), o Governo de Mato Grosso apresentou o Programa de Concessões Rodoviárias a investidores do mercado privado na B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo. Durante o evento, foram detalhados os lotes que serão concedidos, totalizando 2.104 quilômetros de rodovias, com um investimento estimado de R$ 8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. O leilão está marcado para o dia 7 de fevereiro de 2025, também na Bolsa de Valores.
Mendes destacou que a escolha das concessionárias seguirá o critério do menor valor da tarifa de pedágio combinado com uma curva de aportes crescentes. "Estamos com um robusto programa de investimento em infraestrutura. Mato Grosso consegue hoje investir próximo de 20% de tudo o que arrecada, estamos construindo quase 7 mil quilômetros de rodovias novas. Só neste período como governador, estamos dobrando a nossa malha rodoviária asfaltada", afirmou.
O governador também explicou que o agronegócio representa quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, sendo responsável por 30% da produção nacional. Nesse contexto, a logística tem papel central para a competitividade do setor. "Estudo mostra que algo em torno de 15% a 20% do produto final é impactado pela logística dentro de Mato Grosso, principalmente quando a estrada está em má qualidade. Investir em infraestrutura melhora a competitividade do agronegócio, que se torna mais eficiente e ganha mais mercado".
Mendes também defendeu a eficiência das concessões rodoviárias. "Sabemos que as melhores rodovias do Brasil e do mundo são concessionadas. Isso garante uma estrada segura, eficiente e de qualidade, com baixo custo operacional para quem transita."
O governador relembrou o ajuste fiscal implementado no início de seu mandato como base para os investimentos atuais. "Fizemos um ajuste fiscal muito duro. Quando se arrecada mais do que gasta, sobra dinheiro para fazer investimento. Mato Grosso tem investido 20% daquilo que arrecadamos em obras estruturantes. Reduzimos o número de secretarias, de 24 para 16, e extinguimos órgãos. Isso permitiu sobrar dinheiro com o aumento da receita."
Mendes também citou como exemplo de concessão bem-sucedida a solução para a BR-163, que foi assumida pelo governo estadual após dificuldades enfrentadas por uma concessionária anterior. "Assumimos a rodovia, e no dia 20 de dezembro estaremos inaugurando os primeiros 100 quilômetros de duplicação. O estado tem um papel importante, mas a iniciativa privada pode ser uma grande parceira pela eficiência que oferece."
Com o programa de concessões, o governo pretende ampliar a malha rodoviária pavimentada, melhorando a logística e a qualidade das estradas, enquanto busca garantir tarifas competitivas para os usuários.