Emanuel não cumpre lei e vereador apresenta PL que regulamenta listas de pacientes que aguardam cirurgias e exames :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 25 de janeiro de 2025

Notícias | Política MT

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Emanuel não cumpre lei e vereador apresenta PL que regulamenta listas de pacientes que aguardam cirurgias e exames

Foto: Secom Câmara

Emanuel não cumpre lei e vereador apresenta PL que regulamenta listas de pacientes que aguardam cirurgias e exames
A Câmara de Vereadores de Cuiabá discute um projeto de lei que altera a legislação sobre a divulgação de listas de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde.


Leia também
Deputado defende Abilio e não vê interferência na eleição da Mesa: "está na razão dele"


A proposta modifica artigos de uma lei municipal aprovada em 2013, para incluir novas determinações, entre elas, a divulgação das listas de pacientes por especialidade, abrangendo todas as unidades da rede municipal, incluindo as conveniadas, no site da prefeitura.

A nova redação exige o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que informações sensíveis sejam acessíveis apenas a servidores autorizados. Os dados sobre filas de espera deverão ser atualizados e divulgados a cada 15 dias.

O descumprimento da lei implicará sanções ao secretário de saúde e, em caso de omissão, ao prefeito.
O autor da proposta, vereador Chico 2000 (PL), destacou que a legislação de 2013 ainda não foi regulamentada e, por isso, as filas de espera permanecem sem divulgação.

A falta de transparência foi objeto de uma ação judicial em 2022, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que cobrava a divulgação das informações.

O parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) favorável à proposta foi aprovado pelo plenário. Agora, a matéria seguirá para votação em dois turnos e, caso seja aprovada, vai para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet