Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Bonde italiano terá restaurante sobre trilhos

Mais dois veículos farão parte do Museu Vivo do Bonde, que está sendo implantado na cidade de Santos. "Il regalo" veio de Turin (Itália), chegando ao porto no último dia 19, no terminal da Rodrimar. 


Um deles, o bonde-restaurante, é formado por dois vagões articulados e circulou naquela cidade italiana até meados de 2008. O veículo continuará exercendo sua função de restaurante sobre trilhos, fato que representará um atrativo inédito para a Linha Turística do Centro Histórico.

Uma equipe especializada da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) será responsável pela recuperação dos bondes, a exemplo do trabalho já promovido nos exemplares que já circulam na linha. "A restauração do bonde-restaurante será realizada em primeiro lugar", disse o prefeito João Paulo Papa, frisando a importância dos bondes no processo de revitalização do Centro Histórico.

Para o vice-cônsul da Itália em Santos, André Lettieri, “é motivo de muito orgulho para o povo italiano o fato de esses bondes virem para Santos”. Fabricados nas décadas de 1930 e 1940, eles integrarão, após restaurados, a frota que percorrerá a linha turística, que está sendo ampliada de 1,7km para 5km. Atualmente, quatro veículos circulam na cidade: dois escoceses, remanescentes da própria cidade de Santos, e dois portugueses, vindos da cidade do Porto. Com os recém-chegados, doados pelo GTT (‘Grupo Torinese di Transporti’), os outros dois em restauração na CET - um do Porto e outro americano, doado pelo Sesc - o acervo contatá com oito bondes.

Parcerias

O diretor da Rodrimar, Flávio Rodrigues, lembrou que é a segunda vez que a empresa é parceira da prefeitura na vinda de bondes: “A primeira foi ao trazer os portugueses, doados pela cidade do Porto”. Para Elber Justo, diretor-presidente da MSC, os exemplares contribuirão para ampliar o prestígio turístico da cidade. A Rodrimar providenciou o transporte terrestre e a liberação alfandegária, e a MSC trouxe os bondes em um de seus navios.

A solenidade contou com a presença de autoridades, membros da comunidade italiana, trabalhadores portuários e empresários que viabilizaram o transporte dos veículos para o Brasil, além de alunos da escola municipal José Carlos de Azevedo Júnior, que foram convidados a participar da viagem inaugural do bonde-restaurante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet