Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Governo estima crescimento de 20% do turismo no primeiro bimestre

O turismo brasileiro cresceu cerca de 20% nos dois primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa foi feita nesta segunda-feira, Dia Nacional do Turismo, pelo ministro Luiz Barretto (Turismo). O setor de locação de automóveis foi o que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 40%.


O ministro, porém, não divulgou os números exatos de faturamento da indústria do turismo nesse período. "É uma estimativa a partir dessa pesquisa [feita com associações do setor]. Os dados indicam que vai haver crescimento de 20%", afirmou.

De acordo com os dados apresentados pelo ministério, a taxa de ocupação na rede hoteleira cresceu 23% no bimestre. Em São Paulo, onde geralmente os hotéis apresentam queda nesse período, houve um acréscimo de 5% nos hóspedes.

No Rio de Janeiro, a ocupação chegou a 95%, com mais de 2,5 milhões de turistas visitando a cidade. Em Pernambuco, a ocupação chegou a 100% e em Santa Catarina, 85%, com aumento de 7% na quantidade de turistas estrangeiros.

Para o ministro, o crescimento é resultado principalmente da alta do dólar, que fez com que muitos brasileiros deixassem de viajar para o exterior e circulassem pelo Brasil, além de baratear os custos para turistas de países da América do Sul, principalmente Argentina. Além disso, ele cita o investimento de R$ 1,7 bilhão em infraestrutura no ano passado, principalmente com recuperação de rodovias, construção de aeroportos regionais e recuperação do patrimônio histórico.

"Esse resultado é muito importante em um momento de crise como esse. O dólar nesse patamar torna o Brasil mais competitivo, já que ficou mais caro para o turista brasileiro viajar para fora", afirmou o ministro.

Outros dados que indicam crescimento expressivo do turismo no primeiro bimestre estão o aumento de 15% na venda de pacotes pelas operadoras de turismo, e o crescimento de 10% no número de passageiros em voos domésticos. Neste ano, a TAM bateu o recorde de passageiros transportados em um mesmo dia, 112.568.

Crise
Barretto disse que o governo acompanhará com cautela os impactos da crise econômica no setor de turismo. Além do foco no mercado interno, com campanhas como a "Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil", o ministério vai intensificar a promoção do Brasil nos países da América do Sul. No último trimestre, o Brasil recebeu 540 mil turistas da Argentina.

"Vamos olhar com cautela o desenrolar da crise econômica. Hoje, mais de 5 milhões de turistas externos visitam o Brasil, 3 milhões da Europa e dos Estados Unidos. Vamos fazer grandes esforços para manter esse fluxo, mas também fazer com que o turista brasileiro ocupe o espaço deixado", ressaltou.

O ministério vai reforçar campanhas de promoção do turismo para idosos e próximo a feriados como a semana santa e o Dia do Trabalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet