A visita técnica ao Parque das Águas, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Aquário Municipal conjunta do governador Mauro Mendes (União) com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), marca o fim de um ciclo de rompimento político entre os dois principais cargos de gestores em Mato Grosso. Há mais de 6 anos, o prefeito da Capital e o Governador do Estado não participam de uma agenda conjunta.
Leia também:
Com dois ex-integrantes da intervenção, Abílio define nova direção da Empresa Cuiabana de Saúde
A última vez que o governador Mauro Mendes participou de um evento em que o anfitrião era o então prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) foi a inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em novembro de 2019. Na ocasião, no entanto, ambos já estavam rompidos politicamente.
O ato de entrega do HMC ainda teve pitadas de provocação política: para incomodar, ao invés de render agradecimentos à parceria de Mauro Mendes para conclusão das obras do novo pronto-socorro, Emanuel minimizou o trabalho do governador e enalteceu o ex-governador Pedro Taques.
De lá para cá, nunca mais houve agenda conjunta de ambos, no máximo encontros em eventos de outras instituições.
Agora, tanto Abilio quanto Mauro se unem justamente para vistorias as condições de obras deixadas por Emanuel Pinheiro em más condições e planejar parcerias entre governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. A expectativa que fica é sobre o quão corriqueiras serão essas agendas conjuntas e o quão forte será a parceria entre os dois.
Haverá também uma lupa sob o relacionamento dos dois, pois se agora estão unidos como gestores públicos e pelo fato de ambos terem feito oposição a gestão Emanuel Pinheiro, a aproximação das eleições de 2026 pode colocar o grupo político dos dois em confronto.