Abilio diz que Cuiabá tem déficit de 40 mil casas e que gestão Emanuel não elaborou projetos habitacionais :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Notícias | Política MT

residências em áreas de risco

Abilio diz que Cuiabá tem déficit de 40 mil casas e que gestão Emanuel não elaborou projetos habitacionais

14 Jan 2025 - 07:05

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Reprodução

Abilio diz que Cuiabá tem déficit de 40 mil casas e que gestão Emanuel não elaborou projetos habitacionais
O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou nesta segunda-feira (13) que Cuiabá enfrenta um déficit habitacional de aproximadamente 40 mil casas. A declaração foi feita em resposta a pergunta de uma jornalista sobre planejamentos da administração para ajudar pessoas atingidas por alagamentos causados pelas chuvas neste domingo (12), que moram em áreas de risco.


Leia também
Cobrado sobre facções, Mauro diz que Congresso só se preocupa com emendas e Lula vai 'quebrar o país'


"Nesse momento eu não posso te dar essa resposta se já vai oferecer casa, não vai oferecer casa, não é assim que funciona e nós não podemos te dar essa resposta", disse Brunini em entrevista coletiva nesta segunda, na qual anunciou medidas emergenciais para moradores afetados pela chuva. 

Segundo Abílio, não há um planejamento habitacional da gestão do seu antecessor, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). "Nós temos um déficit habitacional de 40 mil residências aqui em Cuiabá. Só que nós não temos um projeto. A Prefeitura não elaborou grandes projetos", disse o prefeito. 

Ele acrescentou que os últimos grandes loteamentos 100% públicos realizados em Cuiabá foram os residenciais Nico Baracat e Jonas Pinheiro. "Qual é o novo [planejamento habitacional]? Então, nós temos que elaborar novos projetos de habitação de interesse social aqui no nosso município". 

De acordo com o prefeito, além de não ter esses projetos em andamento, será necessário tempo para elaboração, captação de recursos e execução da obra, fatores que, segundo ele, podem contribuir para uma espera ainda maior da população. 

"E as pessoas que estão lá passando essa dificuldade, talvez não tenham esse tempo todo. Então nós estamos acompanhando as medidas, o que pode ser feito. Vamos verificar agora as casas que estão ocupadas e sorteadas, mas não tem ocupação, para ver o que a gente pode fazer nessa circunstância". 

O prefeito afirmou que vai aderir a programas do governo Lula (PT) e do governo estadual para prestar assistência às pessoas afetadas pelas chuvas neste domingo. Brunini disse que sua intenção não é fazer política eleitoral, mas sim resolver os problemas e ajudar a população de Cuiabá. 

"Tudo que puder fazer para ajudar as pessoas, a gente vai aderir. Seja do governo federal, seja do governo estadual. Sem partidarismo. Tudo que puder ajudar as pessoas, a gente vai aderir. A gente não vai fazer política eleitoral com isso. A gente vai fazer medidas técnicas para resolver o problema".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet