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Sábado, 08 de fevereiro de 2025

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Cuiabana denuncia falta de atendimento em UBS e cobra resposta da Prefeitura; SMS irá apurar conduta profissional

Foto: Reprodução

Cuiabana denuncia falta de atendimento em UBS e cobra resposta da Prefeitura; SMS irá apurar conduta profissional
Mulher denuncia falta de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilza Terezinha Piccolo, na noite de quarta-feira (15). Foi informado que a profissional do local já havia atingido o limite de pacientes do dia. A Prefeitura de Cuiabá reforçou a obrigação das unidades atenderem demandas espontâneas da população, e a Secretária Municipal de Saúde irá apurar a situação.


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Conforme o relato em vídeo da denunciante, ela foi ao local por volta das 19h30, pois se trata de uma UBS com hora estendida, que funciona até 21h. Ela estava acompanhada do filho, que apresentava febre e tosse.

“Estou em frente à unidade Ilza Terezinha Piccoli, eu acho isso muito errado, entendeu? Agora, vocês pegam e pedem para a gente procurar. Vocês tinham que vir aqui e ver, ó. Eu peço socorro, vem ver a população. Olha a situação do posto, a unidade tá toda cheia de mato, não tem paciente lá dentro, mas diz que ela já atendeu a quantia dela [a médica]. Aqui é um posto de hora estendida. Isso é uma palhaçada com a população, vocês mandam procurar e não tem atendimento”, disse a mulher no vídeo.

Procurada pela reportagem, a Secretária Municipal de Saúde enviou a seguinte nota:

Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá reforça que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são obrigadas a atender demandas espontâneas da população, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse atendimento é garantido pela Portaria Municipal nº 001/2025/SMS, de 08 de janeiro de 2025, assinada pela secretária de Saúde Lúcia Helena Barboza Sampaio, que determina expressamente a obrigatoriedade das UBSs em atender a todas as demandas espontâneas, assegurando o direito da população ao acesso à saúde.

Caso haja recusa no atendimento, orientamos que os cidadãos denunciem imediatamente à SMS. Destacamos que, por falhas de gestão anteriores, incluindo ausência de contratos adequados e falta de fiscalização, muitos atendimentos não estavam sendo realizados. A atual gestão está empenhada em corrigir essas irregularidades e garantir que todos os serviços sejam prestados de forma eficiente e humanizada.

A situação denunciada será rigorosamente verificada pela SMS, e medidas serão tomadas para assegurar que os direitos dos cidadãos sejam respeitados em todas as unidades de saúde.


Veja o vídeo:


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