A primeira edição da Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde, promovida pelo Palmeiras, em parceria com a Embaixada da Noruega no Brasil, aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro. O campeonato teve jogos de futebol disputados por equipes femininas e masculinas de diferentes povos indígenas que vivem no Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
Leia mais
Cuiabá fecha com zagueiro ex-Palmeiras e atacante argentino para reforçar time
A fase final da competição foi realizada na Aldeia Yawalapiti e contou com quatro equipes femininas e outras quatro masculinas. Todas as jogadoras e todos os jogadores que participaram do torneio foram presenteados com uniformes oficiais do Palmeiras. As mulheres ainda ganharam chuteiras fabricadas pela PUMA, parceira de material esportivo do clube paulista.
O time campeão na categoria masculina foi o Arayo FC, que derrotou na final o FC Wakatxi. Já na competição feminina, o título ficou com a equipe Morená FC, que venceu a decisão contra o Bayer Pirino.
De acordo com o time alviverde, mais do que fomentar a paixão dos xinguanos pelo futebol, a “Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde” foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o grave problema do desmatamento das florestas e suas consequências para o planeta, como, por exemplo, o aumento das temperaturas.
O Território Indígena do Xingu é uma área de preservação ambiental e cultural que compreende 2,8 milhões de hectares. Contudo, o território e seu entorno são constantemente ameaçados pelo desmatamento e pelas queimadas.
Em um ato simbólico, a Rede de Sementes do Xingu realizou, na véspera do campeonato, a restauração de uma área de 0,3 hectares na Aldeia Yawalapiti. Cerca de 30 kg de sementes de 50 espécies foram semeadas diretamente no solo por meio da técnica “muvuca de sementes”, promovida pela instituição.
A “Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde” teve organização da ATIX (Associação Terra Indígena Xingu), entidade que representa os 16 povos que vivem no território: Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamaiurá, Kawaiweté, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti e Yudja.
Para apoiar a realização do torneio, o Palmeiras firmou parceria com o governo da Noruega, um dos países do mundo que mais investem na preservação das florestas brasileiras e da cultura dos povos originários.
(Com informações da assessoria)