Mais de 3 mil peixes ornamentais silvestres foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-163, em Sorriso (a 400 km de Cuiabá), na última sexta-feira (31). O motorista do veículo que realizava o transporte ilegal foi preso e encaminhado à Delegacia. O suspeito venderia cada animal por dois doláres em São Paulo.
Leia mais
Operação cumpre mandados contra quadrilha que aplicou golpes acima de R$ 500 mil em fazendeiros
Os policiais encontraram entre 3.000 e 3.500 peixes ornamentais silvestres em aproximadamente 20 sacos plásticos de grande capacidade. Os animais, retirados de rios amazônicos do norte de Mato Grosso, estavam sendo transportados em período de defeso da pesca, quando a atividade é proibida em todo o estado para garantir a reprodução das espécies e a preservação ambiental.
O condutor do veículo, que já havia sido preso anteriormente pela PRF por crime ambiental semelhante, apresentou uma carteira de pescador. No entanto, não possuía nenhum documento que comprovasse a origem legal dos peixes.
Ele afirmou ainda que os enviaria para São Paulo por via aérea e receberia cerca de dois dólares por peixe, o que indica a prática de biopirataria.
Diante dos fatos, o condutor, o veículo e os peixes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Sorriso para as devidas providências.
(com informações da assessoria)