Abilio vira Fênix do brasão de Cuiabá para a direita; Moretti recua e 'retoma' vermelho em VG :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 15 de março de 2025

Notícias | Política MT

LOGOMARCA DE GOVERNO

Abilio vira Fênix do brasão de Cuiabá para a direita; Moretti recua e 'retoma' vermelho em VG

07 Fev 2025 - 16:17

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Reprodução/OD

Abilio vira Fênix do brasão de Cuiabá para a direita; Moretti recua e 'retoma' vermelho em VG
Assim como ocorreu em Várzea Grande, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), decidiu manter símbolos oficiais do município na logomarca de sua administração, realizando alterações em elementos que poderiam associar sua gestão a orientações políticas à esquerda.


Leia também
Abilio cumpre ameaça e encaminha projeto para extinguir a Arsec em 90 dias: 'trabalha contra a população'

Em Várzea Grande, a prefeita Flávia Moretti (PL) chegou a oficializar uma logomarca sem a cor vermelha, presente na bandeira do município, dando ênfase ao verde e amarelo. No entanto, precisou rever a decisão após contestação baseada em legislação municipal, que exige a preservação das cores oficiais da cidade (verde, branco, vermelho e amarelo).



Em Cuiabá, Abilio optou por uma composição que mescla elementos da bandeira e do brasão oficial do município. A nova logomarca tem predominância das cores verde e amarelo. O prefeito, que desenhou pessoalmente a identidade visual provisória de sua gestão, manteve o escudo do brasão no centro da imagem e no topo uma Fênix, ave mitológica que simboliza renascimento. A alteração mais visível está na posição do pássaro, que originalmente tem a cabeça voltada para a esquerda, mas na nova arte aparece direcionada para a direita.

Outro ajuste foi a inclusão do obelisco representando o Centro Geodésico da América do Sul dentro do escudo, substituindo o monte com folhetos e granitos de ouro que compõe o brasão original. Segundo Abilio, a mudança busca simplificar a imagem e reforçar a identificação com símbolos históricos da cidade.

O prefeito esclareceu que a logomarca ainda não foi oficializada, pois a prefeitura não dispõe de recursos para contratar uma agência de publicidade para desenvolver a identidade visual de forma profissional. "Eu mesmo desenhei, mas foi só um improviso. Pode passar por reformulação. A gente ainda está sem recursos para mexer com agência de publicidade, então estamos economizando e usando aquilo que é possível", afirmou.



Sobre a escolha estética e simbólica, Abilio disse estar aberto a ajustes caso necessário. "Se ficou bonito, sim. Se ficar feio, não. Depende da avaliação do povo. Mas a gente pegou o próprio brasão da prefeitura, só tirou aquele elemento do meio que estava um pouco confuso e colocou o símbolo do Centro Geodésico da América do Sul, que também faz parte da bandeira do município de Cuiabá. Então fizemos uma mesclagem entre a bandeira do município e o brasão. Se não ficou bom, eu arrumo", declarou de forma humorada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet