Projeto quer proibir atletas trans de competir em categorias oposta ao sexo biológico em Cuiabá :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de março de 2025

Notícias | Política MT

PROPOSTA POLÊMICA

Projeto quer proibir atletas trans de competir em categorias oposta ao sexo biológico em Cuiabá

13 Mar 2025 - 13:54

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Luis Vinicius

Foto: Secom/Câmara de Cuiabá

Vereador Rafael Ranalli, autor do projeto de lei

Vereador Rafael Ranalli, autor do projeto de lei

O vereador Rafael Ranalli (PL) apresentou projeto de lei que determina que o sexo biológico seja o único critério para definir o gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no município de Cuiabá. Se aprovado, atletas transgênero ficarão impedidos de participar de equipes que não correspondam ao seu sexo de nascimento.


Leia também
Governador propõe que durante a COP 30 países ricos sejam cobrados a contribuir com preservação


A proposta prevê multa de R$ 5 mil para federações, entidades ou clubes que descumprirem a regra. Além disso, o atleta transgênero que omitir sua condição poderá ser enquadrado por doping e banido do esporte.

Ranalli justifica o projeto com base em diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, argumentando que atletas trans carregam vantagens físicas adquiridas antes da transição de gênero. Ele cita o caso de uma jogadora transexual que integrou uma equipe feminina de vôlei e recebeu o título de melhor do ano de 2018.

“Apesar de tratamentos hormonais e cirurgias, a formação orgânica não muda. Homens foram moldados com testosterona por anos, enquanto mulheres são proibidas de usá-la para melhorar desempenho. Isso cria uma desigualdade competitiva”, destacou.

O projeto recebeu parecer pela reprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A manifestação vai para o plenário que pode acatar o parecer e arquivar a matéria ou derrubá-la fazendo com que sua tramitação ocorra normalmente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet