Mulheres do MST se mobilizam e realizam jornada nacional de lutas da Assembleia Legislativa :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de março de 2025

Notícias | Política MT

150 participantes

Mulheres do MST se mobilizam e realizam jornada nacional de lutas da Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução

Mulheres do MST se mobilizam e realizam jornada nacional de lutas da Assembleia Legislativa
Com o lema "Agronegócio é violência e crime ambiental, a luta das mulheres é contra o capital”, as Mulheres Sem Terra de Mato Grosso realizam a jornada nacional de lutas de 2025 nos dias 12 e 13 de março. As atividades acontecem no mês do dia Internacional da mulher e traz as bandeiras de lutas dos povos do campo, das águas e das florestas.


Leia mais
Projeto quer proibir atletas trans de competir em categorias oposta ao sexo biológico em Cuiabá


No Mato Grosso a atividade acontece na capital, Cuiabá, e conta com a participação de 150 mulheres Sem Terra acampadas, assentadas e de outras organizações camponesas e urbanas de todas as regiões, que realizam o ato na Assembleia Legislativa com o objetivo de denunciar as diversas violências cotidianas sofridas.

Alguns dos projetos de leis que têm sido apresentados na ALMT e são contestados pelas Mulheres Sem Terra são: Redução da distância mínima para pulverização de agrotóxicos; Retirada do estado de Mato Grosso da Amazônia Legal, para ampliação das áreas desmatadas; Reclassificação das áreas de Cerrado de Amazônica; dentre outros, que ao fortalecer um modelo de desenvolvimento que se baseia na exploração dos corpos e dos territórios como o agro-hidro-minero negócio naturaliza a destruição da natureza amplificando os efeitos da crise ambiental, e também normaliza a violência contra os sujeitos em resistência, principalmente as mulheres.

A jornada de luta é um enfrentamento coletivo contra as mazelas do agro-hidro-minero-negócio e está acontecendo em todo país, para exigir que esse modelo seja responsabilizado por seus crimes contra a humanidade e o meio ambiente, assim como para denunciar seus defensores. Também anuncia a Reforma Agrária Popular como caminho necessário para vencer as mazelas provocadas pelo capital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet