O vereador Rafael Ranalli (PL) afirmou que cogita disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. No terceiro mês de mandato, Ranalli se posiciona como um representante da direita conservadora e avalia que sua atuação na Câmara Municipal tem sido mais incisiva do que a dos deputados federais do PL. A declaração foi dada à imprensa nesta semana.
Leia também
Arranha-céu em Sinop impulsiona verticalização no interior de Mato Grosso, avaliam diretores da São Benedito
"Tenho conversado com o partido e pode ser que venha a federal, mas nada definido. Estou focado aqui (mandato de vereador), sou o vereador com mais projetos e indicações apresentadas, tem a CPI (do Estacionamento)", afirmou Ranalli.
O parlamentar ressaltou que já concorreu ao cargo de deputado federal em 2018, quando obteve 33 mil votos, mas considera que estava filiado ao partido errado. Agora, avalia que sua candidatura poderia fortalecer o PL na disputa pela Câmara Federal. "Tenho uma projeção de votos, posso ajudar a eleger colegas. É um pedido do próprio Abilio (prefeito de Cuiabá) e do deputado José Medeiros", disse.
Ranalli destacou que, apesar do interesse na disputa, está satisfeito com o atual mandato e considera que sua atuação na Câmara Municipal atende ao seu eleitorado. "Não é questão de ferro e fogo, pois gosto da Câmara, sou feliz aqui. Surgi na política querendo ser deputado federal, mas estou feliz aqui, onde posso apresentar meus projetos", afirmou.
O vereador também criticou a atuação dos deputados federais do partido e justificou sua abordagem em pautas que não são da alçada do Legislativo municipal. "Os deputados ficam lá fazendo não sei o que, que não defendem os interesses da população. Entro em alguns assuntos que não são da minha esfera, mas meu eleitorado cuiabano precisa que se fale disso. Acho muito triste essa impunidade", declarou.