O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a migração dos serviços prestados atualmente no Hospital Estadual Santa Casa para o Hospital Central de Cuiabá está prevista desde que o Estado assumiu a unidade, em 2020. A mudança será efetivada com a conclusão das obras do novo hospital. A definição sobre o futuro da estrutura da Santa Casa, no entanto, ainda está em análise.
Leia também
Justiça prorroga prisão temporária de policial e caseiro acusados de participação no homicídio de Renato Nery
“A prefeitura deixou fechar [a Santa Casa] em 2020. Nós reabrimos, dissemos que estávamos construindo o novo hospital e que, quando ficasse pronto, migraríamos todos os serviços e ampliaríamos. Não tenho ainda definição, vamos trabalhar com as duas alternativas”, disse o governador, em entrevista à imprensa. Uma das opções, segundo ele, é a proposta apresentada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de transferir para a Santa Casa a estrutura do Hospital São Benedito.
A declaração do prefeito foi feita durante visita à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (16), ocasião em que buscou apoio de parlamentares para garantir o reaproveitamento do prédio e dos equipamentos atualmente utilizados pela Santa Casa. Segundo ele, a proposta tem o objetivo de evitar o abandono da estrutura e oferecer continuidade na prestação dos serviços de saúde.
A mudança de gestão já havia sido confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante audiência pública na Assembleia Legislativa. Ele explicou que a Santa Casa foi requisitada administrativamente pelo Estado durante a pandemia, mas não integra o patrimônio público estadual. “A unidade será devolvida ao seu proprietário”, afirmou. A massa falida da antiga Santa Casa continua sob responsabilidade do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que deverá definir o destino do imóvel e dos bens nele instalados.
A estrutura da Santa Casa voltou a funcionar em 2020, após intervenção do governo estadual diante da crise financeira enfrentada pela unidade, então administrada por entidades filantrópicas e mantida por repasses da Prefeitura de Cuiabá. Com a inauguração do Hospital Central, prevista para os próximos meses, o governo reafirma o plano de desmobilizar os serviços na Santa Casa e concentrar os atendimentos na nova estrutura. A proposta de transferir o Hospital São Benedito para o local permanece em estudo.