A empresa APP Serviços Médicos Ltda, contratada pelo Governo de Mato Grosso para prestar serviços em unidades públicas de saúde, é alvo de uma denúncia formal que questiona sua capacidade de manter as atividades contratadas em pleno funcionamento. Documentos e trocas de mensagens obtidos pela reportagem revelam pedidos recorrentes de empréstimos de insumos básicos e medicamentos a outros prestadores de serviço.
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Um dos casos citados envolve a atuação da APP na UTI Respiratória – SRAG do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, cuja gestão foi assumida pela empresa por meio do contrato nº 019/2025, no valor de R$ 8,8 milhões. A denúncia protocolada na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aponta a solicitação de materiais como dipirona injetável, insulina, gaze estéril, dreno de tórax e frascos de drenagem.
As mensagens registradas incluem áudios e textos enviados por funcionárias da empresa solicitando apoio imediato para garantir o atendimento a pacientes, inclusive em situações de emergência, como um caso de pneumotórax. Também foram registrados esforços para localizar médicos para compor a equipe da UTI, o que, segundo a denúncia, demonstra dificuldades na manutenção de profissionais para cumprimento das escalas.
Além do contrato com o Hospital Metropolitano, a APP possui outros seis contratos vigentes com o Estado de Mato Grosso, somando mais de R$ 38,7 milhões. Os serviços contratados abrangem a gestão de outras unidades de terapia intensiva e o fornecimento de equipes médicas para hospitais públicos nos municípios de Colíder, Sorriso e Cuiabá. Esses contratos foram firmados para atender demandas emergenciais na rede pública de saúde, especialmente em áreas de atendimento intensivo.
Em março deste ano, um ofício foi encaminhado à SES-MT solicitando a intervenção imediata na UTI sob responsabilidade da APP. O documento aponta os sucessivos pedidos de insumos e a escassez de médicos como fatores que podem comprometer a assistência aos pacientes.
Outro lado
Por meio de nota, a SES confirmou que recebeu a denúncia referente à empresa APP Serviços Médicos Ltda. e, de forma imediata, notificou a empresa para apuração dos fatos. A unidade hospitalar confirmou que a contratada apresentou a escala médica e o abastecimento de medicamentos e insumos foi verificado por meio de vistoria.
"A SES-MT segue em tratativas com a empresa para garantir o pleno funcionamento dos serviços", finaliza a Pasta.
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