'Sou bolsonarista, sim', diz secretária de Saúde de Cuiabá ao justificar filiação ao PL :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quinta-feira, 12 de junho de 2025

Notícias | PodOlhar

ASSISTA NO PODOLHAR

'Sou bolsonarista, sim', diz secretária de Saúde de Cuiabá ao justificar filiação ao PL


Durante entrevista ao PodOlhar, a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, afirmou ter identidade ideológica com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com o Partido Liberal (PL), legenda à qual é filiada. “Sou bolsonarista, sim, acredito na direita, sou uma pessoa conservadora”, declarou.

Apesar de negar intenção de seguir carreira político-partidária, Lucia disse que sua filiação ocorreu por afinidade com os valores do partido. “A política é uma coisa muito maior. Eu acho que é para quem tem isso como projeto de vida. Estou com 62 anos, quero curtir a vida com meu marido, com meus filhos”, disse. Segundo ela, nem o prefeito Abilio Brunini (PL), nem outras lideranças do partido fizeram convite para que se lançasse candidata. “Talvez porque eu sempre me posicionei aversa a essa possibilidade.”

A secretária também comentou sua trajetória na área da saúde e disse que, mesmo durante o período em que presidiu o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), sua atuação sempre foi mais técnica do que política. “O CRM não é uma instância de política. Muito pelo contrário. É uma instância julgadora e fiscalizadora do exercício profissional”, explicou. Ela relatou, no entanto, que mantinha diálogo com entidades sindicais da categoria.

Lucia ainda defendeu a postura de Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19, alegando que o ex-presidente agiu com base nas orientações de pessoas próximas. “Ele se posicionou segundo o que pessoas da confiança dele externaram para ele em termos de conhecimento acerca do tema. Ele fez isso de valor dele”, afirmou. Para ela, muitas das decisões tomadas por Bolsonaro na condução da crise sanitária podem ter sido “melhores” do que outras que vieram a ser adotadas.

A secretária também relatou que enfrentou duas infecções por Covid-19 sem sintomas graves, mas desenvolveu uma pericardite após tomar a vacina. “A Covid não fez nada comigo. A vacina acho que fez”, disse. Ela não chegou a investigar se o problema cardíaco foi causado diretamente pela dose, mas afirmou que, desde então, passou a relatar sua experiência pessoal sempre que questionada, inclusive por pais de pacientes em seu consultório. “A gente informa e disponibiliza [a vacina] para cada um fazer a sua escolha.”

Lucia disse ser favorável ao uso de vacinas tradicionais, que, segundo ela, têm eficácia comprovada. “Erradicamos algumas doenças do país com as vacinas. Eu sou absolutamente a favor, apesar de ser homeopata também”, declarou. No entanto, reforçou que, no caso específico da Covid-19, teve receios quanto à aplicação em gestantes e crianças pequenas, por considerar que ainda havia muitas incertezas à época.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet