A ex-deputada federal Professora Rosa Neide e o professor e sindicalista Domingos Garcia irão concorrer à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), comandada atualmente pelo deputado estadual Valdir Barranco.
Leia também
Primeira-dama lança material pedagógico contra preconceito e diz que já sentiu racismo na pele: "sou filha de uma negra”
A escolha será feita por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para 6 de julho, quando também serão definidas as direções municipais, estaduais e nacional do partido.
Rosa Neide concorre com o número 380, enquanto Domingos Garcia disputa com o número 310. Além das candidaturas individuais, três chapas estão inscritas para a direção estadual da sigla: “Com Rosa Neide para Derrotar a Extrema Direita e Construir um Novo Mato Grosso” (nº 480), “Virar à Esquerda” (nº 410) e “Somos Todos PT em Movimento” (nº 450).
A votação para as chapas ocorre de forma independente da escolha para a presidência.
Os eleitos para as direções partidárias, conselhos fiscais e comissões de ética terão mandato de quatro anos.
O processo interno do PT estabelece regras para garantir a paridade de gênero nos cargos de direção, além de exigir que ao menos 20% das vagas sejam ocupadas por jovens com até 29 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1995) e 20% por pessoas negras ou indígenas. Os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina seguem critérios estatutários específicos.