A eleição para a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso tem dois nomes na disputa: a ex-deputada federal Rosa Neide e o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Domingos Garcia. A ex-parlamentar conta com a preferência da atual diretoria da agremiação, presidida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT).
Leia também
Primeira-dama lança material pedagógico contra preconceito e diz que já sentiu racismo na pele: "sou filha de uma negra”
A definição das candidaturas marca um novo cenário dentro do partido, já que inicialmente a disputa era esperada entre Rosa Neide e o deputado estadual Lúdio Cabral, que acabou retirando sua pré-candidatura para apoiar a ex-deputada.
Apesar de ser uma novidade no pleito atual, Domingos Garcia não é um desconhecido entre os petistas. Ele já esteve cotado para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022, com apoio de setores ligados a Lúdio Cabral. No entanto, a candidatura não avançou diante das articulações políticas da época, que culminaram na escolha da ex-primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), como nome da federação formada por PT, PV e PCdoB.
O atual presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, avaliou como positiva a existência de mais de uma candidatura, afirmando que a diversidade de ideias é parte da essência do partido.
“É natural, o PT é feito pela divergência. Se a gente não tiver divergência, nós não construímos o pensamento, não construímos o fortalecimento do PT. Temos diversas correntes, e uma delas lançou o professor Domingos como candidato à presidência”, afirmou.
Barranco destacou ainda que, embora haja disputa, a candidatura de Rosa Neide tem se mostrado sólida e com amplo apoio, mostrando assim a sua preferência pela ex-deputada.
“Nós temos o professor Domingos, da Unemat, e a professora Rosa Neide, dois professores. Mas a professora Rosa Neide construiu uma candidatura bastante sólida. Acho importante ter as duas candidaturas até para termos debates e apresentação de teses. Estou bastante confiante que a professora Rosa Neide terá um resultado bastante avassalador”, disse.