Com “chegada” de Juarez e Neri, Republicanos busca nome forte da Baixada Cuiabana para chapa federal :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES 2026

Com “chegada” de Juarez e Neri, Republicanos busca nome forte da Baixada Cuiabana para chapa federal

Foto: Agência Cãmara

Juarez Costa deve migrar do MDB para o Republicanos

Juarez Costa deve migrar do MDB para o Republicanos

O Republicanos intensificou a montagem de sua chapa de candidatos a deputado federal para 2026, mirando ampliar sua representatividade com nomes de peso que já estão apalavrados ou filiados, com objetivo de conquista entre duas ou três vagas. Com a pré-candidatura de Otaviano Pivetta ao governo do Estado, a sigla acelera articulações e agora busca consolidar nomes fortes na Baixada Cuiabana, única região sem liderança expressiva confirmada para a disputa à Câmara dos Deputados.


Leia também:
'Decisão foi das cabeças': Maysa critica filiações no Republicanos sem consulta à base


Juarez Costa (MDB), deputado federal e ex-prefeito de Sinop, deve migrar para o partido na janela de filiações e já está apalavrado com a cúpula estadual. Neri Geller, ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura, já se filiou ao Republicanos e reforça o grupo com base eleitoral no agronegócio e no Médio Norte. Ambos se somam a Dr. Leonardo (região Oeste), Acácio Ambrosini (pólo de Sorriso), Juliana Kolankiewicz (Araguaia) e Adilton Sachetti (região Sul).

Reforço em Cuiabá

Apesar de ter nomes competitivos em várias regiões do estado, a sigla ainda precisa encontrar um nome viável na Baixada Cuiabana. A vereadora Maysa Leão é cotada internamente, mas tem preferência por uma candidatura a deputada estadual. 

O vereador Daniel Monteiro, também cotado, tem resistido à ideia de disputar vaga na Câmara Federal e deve assumir a coordenação da candidatura estadual de Allan Porto, secretário de Educação de Mato Grosso. Outro nome em observação é Eduardo Magalhães, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, que já foi candidato a deputado federal.

Assembleia Legislativa

A expectativa interna do partido é eleger entre cinco e seis deputados estaduais com candidaturas bem distribuídas regionalmente e sustentadas pela estrutura da pré-campanha majoritária de Otaviano Pivetta. 

Na chapa de deputado estadual, o Republicanos já conta com três deputados de mandato: Diego Guimarães, Valmir Moretto e Nininho. A sigla também articula a filiação de Dr. Eugênio (PSB) e Chico Guarnieri (PRD). Fora da Assembleia, o partido aposta alto no nome do secretário de Estado de Educação, Allan Porto, que deve concorrer pela primeira vez em 2026.

Outro nome que pode reforçar a disputa proporcional estadual é o de Felipe Wellaton, atual secretário da Limpurb em Cuiabá, que está no PRD, mas é cotado para retornar ao Republicanos com projeto de candidatura a deputado estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet