A vereadora e presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que a recém-criada Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, a Cuiabá Regula, que substituirá a Arsec, está apta para funcionar e terá os novos diretores empossados em breve.
Leia também
Pivetta decreta emergência zoossanitária por 90 dias após foco de gripe aviária detectado em MT
“A agência está pronta para trabalhar”, declarou em entrevista na manhã desta terça-feira (10). “Hoje recebemos a notícia que [a criação da agência] está oficializada. Os diretores serão empossados e eu tenho certeza que o diretor presidente, o doutor Alexandre, irá fazer um excelente trabalho frente a Cuiabá Regula”.
Em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo procurador-geral de Justiça, o Ministério Público tentou barrar a lei que criou a agência. Contudo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu extinguir a ação alegando “incompetência da Corte Estadual para julgar a matéria”.
A agência será responsável pela fiscalização dos serviços públicos operados sob concessão pública: transporte coletivo, água e saneamento.
Caberá à Cuiabá Regula normatizar, regular, controlar e fiscalizar os serviços públicos prestados por meio de concessionárias. São exemplos: a distribuição de água, o tratamento de esgoto, o transporte coletivo e a gestão de resíduos sólidos.
A agência será composta por Diretoria Reguladora, Conselho Regulador do Saneamento Básico, Conselho Regulador do Transporte Coletivo Urbano, Coordenadoria Administrativo-Financeira e Ouvidoria.
Ao todo, serão 20 integrantes, sendo 10 indicados pelo poder concedente (Prefeitura de Cuiabá) e 10 representantes dos prestadores e usuários dos serviços públicos e de entidades representativas.