Desde sua implementação em março de 2023 até maio de 2025 o Vigia Mais MT auxiliou na recuperação de mais de 350 veículos com queixas de roubo e furto. O programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso proporcionou a devolução de R$17,6 milhões em patrimônio devolvido às vítimas e de prejuízo às facções criminosas, de acordo com números da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Leia também
Abilio confirma convite a Daniel Monteiro para assumir Educação: 'ideia é montar uma supersecretaria'
A empresária Letícia Almeida de Moraes, proprietária de uma distribuidora de gás e água no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, foi uma das beneficiadas pelo programa após ter sua motocicleta furtada em abril. Além de ter a placa adulterada, o veículo estava sendo conduzido por um homem com mandado de prisão em aberto, que foi preso pela equipe da Polícia Militar e encaminhado para à Delegacia de Nobres.
“Esse veículo era nosso único meio de trabalho, 'nosso ganha pão'. Tivemos que pegar uma moto emprestada com a família para poder continuar trabalhando e atender os clientes. Eu teria que comprar outra moto e não tínhamos condições”, destacou a comerciante.
O Vigia Mais MT prevê a instalação de câmeras com alta tecnologia, por meio da assinatura de termos de cooperação entre o Governo do Estado e prefeituras ou entidades privadas dos 142 municípios mato-grossenses, para videomonitoramento das vias públicas de interesse público.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que, além de prevenir crimes e auxiliar na produção de provas, as câmeras se tornaram fundamentais na recuperação de veículos roubados ou furtados, independentemente da cidade onde ocorreu o crime.
“Nós temos altos índices de recuperação de veículos, o que proporciona a devolução do bem ao cidadão com a ajuda da tecnologia e da inteligência artificial. Esta foi uma iniciativa do governador Mauro Mendes, que criou esse programa com dedicação das forças de segurança que estão fazendo o programa funcionar”, destacou.
Para o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, o Vigia Mais é uma ferramenta que otimiza e torna eficientes as ações de busca a veículos que são roubados e furtados em Mato Grosso ou outros Estados e que são levados para a faixa de fronteira.
“O programa otimiza nossas atividades aqui na fronteira, uma vez que a análise de inteligência, por meio das imagens do Vigia Mais MT, possibilita uma ação mais assertiva das equipes na localização do veículo, então temos menos abordagens aleatórias e mais resultados, gerando economia e sobrando tempo para nos dedicarmos a outras ações de segurança”, considerou.
Vigia Mais MT
Até o momento, 128 municípios já aderiram ao programa, além de mais de 100 empresas e associações. São cerca de 13.800 câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento. O montante inclui equipamentos entregues às prefeituras, empresas, associações e escolas estaduais.
A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso às imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.
Os equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.
Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.