Seis pessoas foram presas e um verdadeiro arsenal foi apreendido durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (215 km de Cuiabá). A ação, que aconteceu na última terça-feira (9), teve como alvo um grupo criminoso envolvido na venda ilegal de armas e munições na região. A Polícia Civil concluiu a contabilidade do material apreendido nessa quinta-feira (12). O arsenal foi avaliado em R$ 250 mil.
Leia mais:
PMs são presos por se passarem por policiais civis para roubarem caminhonete de oficina
Ao todo, os investigadores cumpriram 10 ordens judiciais — entre mandados de prisão e de busca e apreensão — que resultaram na apreensão de 10 armas de fogo, entre curtas e longas, mais de 44 mil munições de diferentes calibres, cartuchos, tubos de pólvora, uma prensa e celulares dos suspeitos.
Quatro dos alvos foram presos por mandado judicial, e outras duas pessoas foram detidas em flagrante, com as prisões posteriormente convertidas em preventivas.
De acordo com a delegada Anna Paula Marien, responsável pela investigação, o grupo criminoso era formado por um casal e outros dois intermediadores, que negociavam armamentos por meio de mensagens e fotos enviadas via WhatsApp. O esquema utilizava uma loja de artigos de pesca como fachada para comercializar o material bélico de forma clandestina.
Entre os compradores identificados está um detento da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), que teria adquirido uma arma com o grupo. A Polícia Civil também identificou que algumas das armas comercializadas foram utilizadas em homicídios na região.
A delegada destaca que o material apreendido será analisado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o que poderá levar à identificação de novos envolvidos e à elucidação de outros crimes.
“As provas colhidas, especialmente os celulares e documentos dos principais alvos, podem nos ajudar a aprofundar as investigações e chegar a mais pessoas que participavam do esquema criminoso”, afirmou Marien.
A Operação Desarme integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, e está inserida dentro da Operação Inter Partes, que intensifica o combate ao crime organizado em todo o estado.
(Com informações da assessoria)