O ex-ministro da Saúde e presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, afirmou que o presidente Lula (PT) se comprometeu a destinar recursos para assegurar o funcionamento pleno do novo Hospital Universitário Júlio Muller. A unidade vem sendo construída na Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, no km 16, e tem previsão de ser concluída ainda este ano.
Leia também
Empresário do setor de eventos comemora acordo que moderniza Lei do Silêncio
A estimativa é de que serão necessários cerca de R$ 140 milhões para equipar o hospital na capital que será destinado, por exemplo, na compra dos equipamentos e mobiliário para funcionamento do novo Hospital.
O gestor afirmou que a quantia exata só será conhecida quando tiver a definição de quais equipamentos serão aproveitados do atual Hospital Júlio Muller e a aquisição de novos. “Mas o que nós temos é o compromisso do presidente Lula, de que nós teremos os recursos necessários para implantar um novo hospital universitário da Universidade Federal do Mato Grosso”, disse durante visita técnica à unidade na manhã desta terça-feira (17).
Segundo ele, os equipamentos modernos, que estão em condições de uso, serão transferidos para o novo Júlio Muller. “Não faria sentido a gente desperdiçar [equipamentos]. Aqueles que já estão obsoletos vão ser substituídos”.
A manutenção do hospital será feita com recursos do governo federal. A contratação de pessoal também será garantido com recursos do Ministério da Educação, como funciona com todos os demais hospitais universitários, observou o gestor.
“Tanto os servidores estatutários da universidade, como os empregados da Ebserh, que são empregados concursados, serão pagos pelo Ministério da Educação e os recursos para sustentar a operação cotidiana, a aquisição de medicamentos, pagamentos dos serviços do Ministério da Saúde”.