Indefinição sobre federações partidárias trava articulações para as eleições de 2026, reclama Russi :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Terça-feira, 15 de julho de 2025

Notícias | Política MT

CONJECTURAS NACIONAIS

Indefinição sobre federações partidárias trava articulações para as eleições de 2026, reclama Russi

22 Jun 2025 - 07:58

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Tchélo Figueiredo/ OD

Indefinição sobre federações partidárias trava articulações para as eleições de 2026, reclama Russi
As indefinições em Brasília sobre as possíveis federações partidárias têm gerado instabilidade nas articulações no estado para as eleições de 2026. A avaliação é do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), que comentou o cenário incerto e os reflexos diretos que as decisões nacionais têm no Estado.


Leia também
Fagundes fala em ‘combate à safadeza’ e pressiona por rigor na CPMI das fraudes no INSS


“Há muitas incertezas nessa questão. A decisão que for tomada lá vai impactar de forma direta aqui no Estado”, afirmou.

Entre as discussões em Brasília, estão a possibilidade de união entre MDB e Republicanos, que pode alterar significativamente o tabuleiro político em Mato Grosso, e também os avanços – ainda sem definição – das tratativas entre União Brasil e PP e entre Podemos, PSDB e outras legendas.

“A gente fica muito refém das decisões que vão acontecer lá. Essas federações uma hora avançam bem, em outras horas recuam totalmente. É difícil fazer qualquer previsão hoje sobre o que vai acontecer nos próximos meses”, acrescentou.

Além da indefinição sobre as federações, o deputado também citou outras pautas que estão no radar e que podem impactar diretamente o cenário estadual, como a possível votação no Senado que discute a criação de novas vagas para deputado federal.

Segundo ele, mudanças nessa composição também afetariam a formação de chapas proporcionais para a Assembleia Legislativa. Russi avalia que o cenário deve começar a clarear apenas no último trimestre do ano.

3“A partir de outubro, acredito que teremos um quadro mais claro e mais fácil de fazer um prognóstico de futuro”, comentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet