Cerca de 195 famílias do Novo Aricá Açú receberão escrituras; chacareiros aguardam regularização há 25 anos :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Cidades

DUAS DÉCADAS DE ESPERA

Cerca de 195 famílias do Novo Aricá Açú receberão escrituras; chacareiros aguardam regularização há 25 anos

Foto: Vanderson Ferraz (ALMT)

Cerca de 195 famílias do Novo Aricá Açú receberão escrituras; chacareiros aguardam regularização há 25 anos
Após mais de duas décadas de espera, cerca de 195 famílias de chácaras da região do Novo Aricá Açú, localidade rural que abrange os municípios de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, vão finalmente receber a escritura de suas propriedades. 


Leia também:
Governo sanciona lei que limita margem de consignados em 35%; veja mudanças


A entrega dos títulos foi definida durante reunião realizada nesta segunda-feira (16), entre a equipe do deputado estadual Eduardo Botelho (União) e representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), como parte da ampliação do programa de Regularização Fundiária no estado.

Para os moradores do Novo Aricá Açú, o recebimento das escrituras representa além do que a posse legal da terra, significa segurança jurídica, fortalecimento da cidadania e estímulo ao desenvolvimento local.

O encontro contou com a presença do presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros; dos diretores dos setores Rural e Urbano do órgão, Danilo Lima e Erivelto Vieira Nunes; do assessor parlamentar para assuntos fundiários da Assembleia Legislativa, Euclides Santos; do ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França; e de representantes da diretoria da Associação dos Chacareiros do Novo Aricá Açú.

De acordo com o coordenador de assuntos fundiários da Assembleia Legislativa, Euclides Santos, essa nova etapa do projeto de regularização das propriedades já estava prevista no planejamento para 2025.

“Daqui a alguns dias, os documentos definitivos de propriedade serão entregues a essas famílias, que aguardam há 25 anos por esse momento. É um sonho realizado por elas — e também por nós, que lutamos muito para garantir o avanço dessa política pública. O deputado Eduardo Botelho tem se empenhado muito, nos últimos anos, para levar a regularização fundiária a todos que enfrentam essa espera pela escritura definitiva”, afirmou.

A ação é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio do gabinete de Botelho, o Intermat, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg), o Tribunal de Justiça do Estado e prefeituras municipais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet