Bloco Didático do novo Hospital Júlio Muller precisa de reforma mesmo sem nunca ter sido usado :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Terça-feira, 15 de julho de 2025

Notícias | Política MT

PERDIDO NO TEMPO

Bloco Didático do novo Hospital Júlio Muller precisa de reforma mesmo sem nunca ter sido usado

Foto: Tchélo Figueiredo/ OD

Bloco Didático do novo Hospital Júlio Muller precisa de reforma mesmo sem nunca ter sido usado
Enquanto a obra do novo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) caminha para ser entregue em dezembro de 2025, um prédio construído ao lado dele há quase uma década permanece fechado, sem nunca ter sido usado e agora precisará de reforma. Trata-se do bloco didático, finalizado ainda em 2015, que seria destinado às atividades acadêmicas dos cursos da saúde vinculados à UFMT.


Leia também:
Deputados aprovam convocação do CGE para explicar investigação sobre emendas


O prédio foi erguido ao lado do novo HUJM, na rodovia Palmiro Paes de Barros, a 27 km do atual hospital universitário e distante do campus da UFMT em Cuiabá. A ideia era antecipar a estrutura de ensino antes mesmo da conclusão do hospital. Mas com os sucessivos atrasos na obra principal — iniciada em 2012 e marcada por interrupções, judicializações e falta de recursos — o bloco didático ficou parado no tempo.

“Sim, esse prédio foi acabado por volta de 2014, 2015, e não foi usado, então ele precisa de uma reforma”, afirmou nesta semana o superintendente do HU, Reinaldo Gaspar da Mota. “A ideia é que a gente ocupe toda a área como anexo didático para a área da saúde.”

A reocupação, no entanto, depende de nova injeção de recursos — e, até o momento, não há verbas garantidas nem do MEC nem por meio de emendas parlamentares. Enquanto isso, o plano emergencial é acomodar os estudantes e residentes em salas provisórias dentro do próprio prédio do novo hospital, até que a situação do bloco didático seja resolvida.

“Esse espaço todo é considerado uma cidade da saúde”, reforçou Mota. “Queremos acolher adequadamente o nosso estudante, o nosso residente, de forma apropriada, até que tudo seja reorganizado.”

O novo HUJM será gerido pela Ebserh e deve ser referência em alta complexidade, ensino e pesquisa. Já o bloco didático, mesmo pronto há quase 10 anos, ainda espera sua primeira aula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet