Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O anúncio foi feito na quarta-feira (18), durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, na Assembleia Legislativa.
Leia também
Lula fez compromisso de garantir recursos para colocar novo Júlio Muller em funcionamento, diz presidente da Ebserh
O objetivo do levantamento é dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento estadual e reunir dados que possam embasar decisões políticas e orçamentárias. Sérgio Ricardo também defendeu a revisão do percentual da Receita Corrente Líquida repassado à educação e à Unemat.
“A Unemat precisa ser fortalecida. Vamos apresentar os dados ao governador e discutir um novo modelo de financiamento”, disse o conselheiro.
Durante a reunião, ele também defendeu o aumento no orçamento da universidade e cobrou que a educação seja tratada como política permanente, com investimentos acima dos mínimos legais.
A Frente Parlamentar foi criada a partir de requerimento do deputado estadual Sebastião Rezende. O parlamentar afirmou que a luta por um campus próprio da Unemat em Rondonópolis já dura mais de 20 anos. A cidade tem quase 300 mil habitantes e está inserida numa região que concentra cerca de 800 mil pessoas.
O município conta atualmente com um núcleo da universidade, que, segundo os participantes do encontro, possui estrutura física superior à de outros campi da instituição.
“Estamos iniciando um esforço para transformar o núcleo em campus definitivo com a maior rapidez possível”, afirmou Rezende.
Representante do Movimento Pró-Campus, Daniel da Silva Gonçalves lembrou que a mobilização começou em 2003 e envolve dez municípios da região Sul de Mato Grosso. Ele também cobrou mais transparência sobre a gestão da Unemat. “As informações disponíveis no portal da universidade estão desatualizadas. Queremos saber quanto custa um campus e como os recursos estão sendo aplicados.”