O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União), líder do governo na Assembleia Legislativa, defendeu a necessidade de um novo alinhamento entre os partidos que integram a base do Executivo estadual, com o objetivo de equilibrar as candidaturas proporcionais para as eleições de 2026.
Leia também
Juiz determina desinternação de homem que matou e arrancou coração da tia; tratamento será realizado em SP
Atualmente, cinco parlamentares integram a federação formada por União Brasil e Progressistas (PP). Segundo Dilmar, é preciso que outras siglas aliadas, como MDB, Republicanos e PSB, também entrem nesse processo de reorganização para garantir a manutenção das lideranças.
“Acho que é necessário promover um alinhamento também entre as federações partidárias, para que possamos disputar em igualdade, mesmo com um número menor de deputados em cada composição de chapa proporcional”, declarou.
“Estamos dialogando com os parlamentares para evitar que um grupo grande dispute espaço dentro de uma mesma sigla. A palavra certa agora é reorganizar”, completou.
Dilmar explicou que a medida busca evitar conflitos internos por espaço nas futuras chapas e revelou que já manifestou interesse em deixar o União Brasil para se filiar ao PRD, sigla recém-criada e com menos lideranças competitivas.
O parlamentar afirmou que as conversas com aliados já estão em andamento para definir estratégias. Entretanto, ressaltou que o grupo ainda aguarda os desdobramentos do cenário político até 2026, como a formação de novas federações, antes de formalizar qualquer rearranjo partidário.
“Temos uma base aliada sólida e precisamos garantir igualdade de condições nas eleições de 2026. Nossa preocupação está nas chapas proporcionais, tanto para deputado estadual quanto federal”, pontuou.
“Precisamos encontrar um caminho. Se não resolvermos isso, daqui a pouco estaremos brigando entre nós mesmos”, concluiu.