O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), que está de mudança para o Podemos, afirmou em entrevista na última semana que diversos partidos têm disputado quase que a tapa a filiação do deputado federal Juarez Costa (MDB).
Leia também
Secretário defende extinção da Metamat e diz que decisão aconteceu com aval da Assembleia: ‘foi um ato de governo’
Para ele, contudo, a decisão mais acertada a ser considerada pelo ex-prefeito de Sinop é uma filiação ao Podemos. “Ele está muito assediado. É um bom nome. Esperamos que ele escolha o Podemos. Se ele for inteligente, é... Se ele for pensar eleitoralmente, digamos assim, Podemos é o melhor caminho para ele”, revelou o presidente da ALMT.
Nos bastidores, comenta-se que Juarez estaria insatisfeito por não ter sido escolhido para presidir o diretório estadual, o que teria despertado o interesse em migrar para outras legendas, como o Republicanos - cotado para uma federação com o MDB -, e o Podemos, que está sendo reestruturado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), que deve migrar para a legenda em 2026.
Na última semana, o presidente da AMM, Léo Bortolin, disse que a principal preocupação que pairava sobre Juarez é a montagem de uma chapa pura apenas com nomes do MDB. Nesse cenário, Bortolin avalia que a federação entre MDB e Republicanos pode ser um fator determinante para a permanência do emedebista na legenda.
Ainda de acordo com Bortolin, Juarez quer evitar situação semelhante ao que ocorreu com a professora Rosa Neide (PT) em 2022, quando ela se candidatou ao cargo de deputada federal. A petista foi a mais bem votada de Mato Grosso, com mais de 124 mil votos, mas não conseguiu se reeleger devido à Federação Brasil da Esperança (formada por PT, PV e PC do B) não ter conseguido o quociente eleitoral.
Apesar da tentativa, a saída de Juarez da sigla é dada como certa. Segundo informações de bastidores, ele já teria até se acertado com outro partido, mas que o anúncio só será feito assim que for aberta a janela partidária.