Governador quer convencer Azul a manter voos em Mato Grosso: 'vou tentar pessoalmente' :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Terça-feira, 08 de julho de 2025

Notícias | Política MT

ISOLAMENTO AÉREO

Governador quer convencer Azul a manter voos em Mato Grosso: 'vou tentar pessoalmente'

24 Jun 2025 - 11:01

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Governador quer convencer Azul a manter voos em Mato Grosso: 'vou tentar pessoalmente'
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que pretende se reunir pessoalmente com a diretoria da Azul Linhas Aéreas, nos próximos dias, para tentar reverter a decisão da empresa de suspender voos a partir de Cuiabá, incluindo o trecho com destino a Alta Floresta. O posicionamento foi dado nesta segunda-feira (24), durante entrevista coletiva à imprensa, após o governador reassumir o comando do Estado.


Leia também
Marqueteiro recebeu R$ 1,8 milhão um dia antes da eleição na Unimed, revela operação


“Eu pedi ao secretário César Miranda para iniciar esse diálogo enquanto eu estava fora. Agora, pessoalmente, pretendo buscar uma agenda com a diretoria em Campinas, para fazer essa interlocução e tentar demovê-los dessa ideia de cortar voos do nosso Estado”, disse Mendes.

A Azul passa por um processo de recuperação judicial, homologado pela Justiça dos Estados Unidos, e anunciou cortes em diversas rotas em todo o país. Em Mato Grosso, a empresa suspendeu o voo direto entre Cuiabá e Alta Floresta e manteve apenas a ligação da cidade do norte do estado com o aeroporto de Viracopos (SP).

“Essas decisões são privadas, mas se depender de algo que o governo possa fazer, vamos abrir esse diálogo. E, dentro da regra estabelecida, se a empresa descumprir, poderemos rever parte dos benefícios concedidos”, acrescentou o governador, em referência ao Programa Voo MT, que concede incentivos fiscais para estimular a malha aérea regional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também tem atuado nas tratativas com a companhia. Ele participou de uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília, articulada pelo senador Jayme Campos (União), com presença da senadora Margareth Buzetti (PSD) e do prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba (União).

“O que estamos tentando é um processo de convencimento. Ninguém pode obrigar uma companhia aérea a manter um voo, mas estamos mostrando a importância dessa ligação aérea para a região norte de Mato Grosso, que abrange municípios como Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás e Nova Bandeirantes”, destacou Miranda.

Segundo o secretário, a Azul também cancelou voos com origem em Cuiabá para destinos como Brasília, Maceió, Ribeirão Preto e Campo Grande. A preocupação do governo é com o impacto direto à população e à economia regional.

Durante a reunião ministerial, Miranda defendeu ainda a abertura do mercado aéreo nacional a novas empresas, inclusive internacionais. “Hoje, o Brasil está nas mãos de três companhias. Defendemos que voos internacionais, por exemplo, possam fazer escalas comerciais em cidades da Amazônia Legal. Isso aumentaria a concorrência e ajudaria a reduzir o preço das passagens”, argumentou.

A data da reunião entre o governador Mauro Mendes e a direção da Azul ainda não foi confirmada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet