Parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública pretende agilizar atendimentos pré-hospitalares :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 07 de julho de 2025

Notícias | Ciência & Saúde

MUDANÇA NÃO AFETA ATENDIMENTOS

Parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública pretende agilizar atendimentos pré-hospitalares

Foto: Mayke Toscano | Secom-MT

Parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública pretende agilizar atendimentos pré-hospitalares
As Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública assinaram, na manhã desta terça-feira (24), um Termo de Cooperação para a implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Mato Grosso. A parceria vai ofertar um serviço mais rápido, completo e eficiente à população.


Leia também 
Homem é encontrado morto com múltiplas fraturas após ser atropelado na rodovia dos Imigrantes


“Nós temos absoluta convicção de que essa nova modalidade de serviço, que começa a migração nos próximos dias, vai trazer uma melhora substancial de rapidez, de eficiência, além das tecnologias que nós estaremos incorporando”, afirmou o governador Mauro Mendes, durante a formatura de 102 bombeiros temporários no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, no Palácio Paiaguás.
 
Com a cooperação entre instituições, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) de Mato Grosso. A transição iniciará em 25 de junho, mas a ativação da nova estrutura no Ciosp só ocorrerá a partir de 7 de julho. A mudança não afetará os atendimentos, que continuarão sendo prestados pelo número 192.

Dentre os objetivos da implementação, estão: ampliar a cobertura de atendimento e regulação na Baixada Cuiabana; diminuir o tempo-resposta às chamadas; qualificar o atendimento pré-hospitalar por meio da integração das forças de atendimento (Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e etc); otimizar os recursos públicos e ofertar um serviço pré-hospitalar digital. 

“Essa iniciativa de cooperação coloca o cidadão no centro, como foco principal. A gente sai de 14 para 23 municípios no atendimento do Samu. Logo mais, adicionaremos mais 10 municípios a essa cobertura. A nossa meta é reduzir em 50% o tempo de resposta do atendimento aos pacientes que precisam dessa assistência”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Já o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o Ciosp pode colaborar para o aprimoramento do atendimento pré-hospitalar. 

“Nós temos muita tecnologia envolvida nesse atendimento [do Ciosp], com rádio digital, e o médico dentro dessa sala vai poder falar para qualquer local do estado de Mato Grosso, podendo dar assistência para os nossos bombeiros e otimizar o atendimento, melhorar a qualidade desse atendimento. No final do dia, o que importa é o cidadão ser bem atendido, pelo Bombeiro, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Politec”, declarou.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet