Abilio descarta trocar secretária de Saúde e diz que médica tem perfil técnico: 'é capacitada' :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Notícias | Política MT

SEM MUDANÇAS

Abilio descarta trocar secretária de Saúde e diz que médica tem perfil técnico: 'é capacitada'

24 Jun 2025 - 16:05

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Luis Vinicius

Foto: Rennan Oliveira/ Prefeitura Municipal de Cuiabá

Abilio descarta trocar secretária de Saúde e diz que médica tem perfil técnico: 'é capacitada'
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), descartou fazer a troca da chefia da Secretaria Municipal de Saúde da capital. A médica Lúcia Helena Barboza Sampaio, chefe da pasta, tem sido alvo de críticas de vereadores que apontam sua resistência em dialogar com alguns parlamentares da Câmara Municipal. 


Leia também
Prefeitura de Cuiabá cria comissão para "revisar" Prêmio Saúde dos servidores


O chefe do Executivo afirmou que, embora alguns vereadores desejem ter no comando uma pessoa com perfil mais político, a pasta continuará sob o comando de Lúcia Helena, que, segundo ele, "é mais técnica do que política".

“É normal que algum vereador ou outro esteja insatisfeito com a forma de atendimento ou com o posicionamento da secretária, mas eu não tenho a menor pretensão de retirá-la ou de substituir. Vou conversar com o vereador, que é um parceiro da nossa gestão, perguntar qual é a sua insatisfação, o que ele gostaria que você fizesse. A parte política tem que falar comigo. E a parte técnica, a gente tem a Secretaria de Saúde para ajudar”, explicou. 

“A gente colocou a Secretaria de Saúde como um órgão não político. A Secretaria de Saúde é um órgão técnico, ela não é política. E lá na Secretaria de Saúde nós não damos mais a forma de tratamento que era no passado”, declarou Abilio. 

De acordo com o prefeito, a secretaria tem conseguido implementar mudanças significativas que já são perceptíveis na saúde do município, como o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também a entrega de medicamentos que estavam em falta. 

“Ela é uma pessoa capacitada, coerente, que está fazendo o melhor dela numa pasta que é a mais difícil do nosso município. E tem trazido melhorias, tem trazido resultados. Nós diminuímos muito o tempo de atendimento nas UPAs”, argumentou. 

“As unidades básicas de saúde estão atendendo. Os medicamentos acabaram de chegar, aqueles que eram necessários, enfrentando uma baita chantagem de uma série de fornecedores. Tem uma dívida enorme da gestão passada, principalmente na área da saúde, mas a gente está resolvendo. Não tenho a menor intenção de retirar a Lúcia de lá”.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet