Com rede formada por 72 equipes, Cuiabá passa a ter secretaria adjunta de saúde bucal :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Notícias | Política MT

NOVA ESTRUTURA

Com rede formada por 72 equipes, Cuiabá passa a ter secretaria adjunta de saúde bucal

Foto: Emanoele Daiane/Prefeitura de Cuiabá

Com rede formada por 72 equipes, Cuiabá passa a ter secretaria adjunta de saúde bucal
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a ter, oficialmente a partir desta terça-feira (24), uma secretária adjunta de saúde bucal. Anteriormente, havia uma diretoria especializada. A mudança ocorre visando ampliar a oferta de políticas públicas para a população. A nova estrutura administrativa pode ser conferida na edição da Gazeta Municipal publicada nesta terça.


Leia também
Abilio descarta trocar secretária de Saúde e diz que médica tem perfil técnico: 'é capacitada'


A servidora Cristhiane Almeida Leite da Silva, que exercerá a função de secretaria adjunta de saúde bucal, explica que haverá mais autonomia orçamentária e também na elaboração de projetos. "Esse é um projeto elaborado pelo prefeito Abilio Brunini em valorizar as políticas públicas da saúde bucal. A próxima meta é consolidar os serviços nas redes". 

A saúde bucal desempenha papel estratégico na promoção da saúde, prevenção de agravos e integralidade do cuidado. A Rede de Saúde Bucal do Município de Cuiabá, se estende nos três níveis de atenção.

Atualmente, é formada por 72 equipes de Saúde Bucal nas Unidades de Saúde da Família, seis Centros de Especialidades Odontológicas, três Clínicas Odontológicas, uma equipe no Consultório na Rua, uma equipe no sistema prisional, quatro equipes de cirurgiões dentistas nas quatro Unidades de Pronto Atendimento, três serviços de Odontologia Hospitalar e um serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Hospital Municipal de Cuiabá.

O que é saúde bucal?

Conforme a Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal é multifacetada e compreende a capacidade de falar, sorrir, saborear e ingerir alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor.

A organização ressalta ainda que ela é um componente fundamental da saúde geral dos indivíduos, reflete diretamente em seu bem-estar e qualidade de vida, e é influenciada pelas percepções, experiências e capacidade de adaptação dos sujeitos.

A saúde bucal não diz respeito apenas à aparência dos dentes. Na verdade, ela é um aspecto fundamental do dia a dia das pessoas e impacta não só a região e suas funções, mas todo o organismo. Mantê-la em dia, então, ajuda a evitar problemas e desconfortos.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet