Os paratletas da Associação Mato-grossense de Parajiu-Jitsu conquistaram projeção nacional após uma reportagem exibida pela Record TV, na última quinta-feira (04/07). A matéria contou a trajetória de superação do atleta Vivaldo de Jesus, que encontrou no Jiu-Jitsu um novo propósito de vida após um grave acidente de moto.
Leia também
Na busca de retomar o caminho das vitórias, Cuiabá visita o Remo em briga direta pelo G4
Natural de Barra do Garças, Vivaldo sofreu uma lesão medular após ser arremessado a 14 metros de distância durante o acidente.
"Quando eu acordei no hospital, já não sentia mais as pernas. Fiquei na UTI muito tempo, tive escaras e precisei mudar de cidade para tratamento. Fiquei mais de um mês em casa, questionando minha vida, até pensei em suicídio. Mas graças a Deus, minha fé e minha família me mantiveram firme", relatou emocionado.
A virada em sua história veio com o Parajiu-Jitsu. Vivaldo encontrou na modalidade esportiva uma nova razão para viver, e começou rapidamente a se destacar: com apenas três meses de treino, tornou-se campeão sul-americano. Desde então, acumula conquistas expressivas: campeão mundial na Grécia e terceiro lugar em Abu Dhabi. Agora, o mato-grossense está classificado para o World Games, evento chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional, que acontece em agosto, na China.
"Foi me apresentado o Jiu-Jitsu. Até tentei o basquete durante um mês, não consegui fazer uma cesta, desisti. Então virou um hobby, e me tornei campeão mundial. Com três meses, fui campeão sul-americano. E hoje estou classificado para a China. De Barra do Garças para o mundo. A dificuldade era grande, mas maior é Deus", disse Vivaldo na reportagem.
A trajetória do atleta tem sido possível devido ao apoio da primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, que além de Embaixadora Mundial do Parajiu-Jitsu, também é Madrinha Nacional da modalidade pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo.
Em um gesto de solidariedade, Virginia Mendes realizou recentemente um aniversário beneficente para ajudar a impulsionar o trabalho da Academia Gracie Barra, onde treinam diversos paratletas como Vivaldo.
"Você deu acessibilidade. Com a inclusão que a primeira-dama e o governador proporcionaram, somos 1 em cada 5 pessoas que precisam dessa oportunidade. Vocês estão gerando autonomia para quem precisa de vocês. Isso é muito mais do que política, é humanidade", declarou emocionado o professor voluntário de Jiu-Jitsu paradesportivo Elcirley Luz Silva, também integrante da Associação Mato-grossense.
A reportagem veiculada em rede nacional mostrou que o Parajiu-Jitsu vai muito além de medalhas: é uma ferramenta de transformação de vidas, de reconstrução de sonhos e de afirmação da dignidade.