Durante audiência pública do Ministério Público realizada na Câmara de Peixoto de Azevedo, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) propôs a criação de um grupo de trabalho para regularizar a atividade garimpeira no município. A audiência, que reuniu representantes dos Três Poderes e órgãos de fiscalização ambiental, teve como foco a situação dos balseiros, após denúncias sobre descarte irregular de rejeitos no Rio Peixoto.
Leia também:
Pivetta minimiza “tempestade em copo d’água” e diz que relação com deputados continua inabalada
"Sugiro a criação de um grupo com Ministério Público, cooperativas, Sema, Ibama, Marinha, ANM e Assembleia. Podemos produzir uma cartilha e preparar a legalização dos balseiros", disse Diego. Segundo o deputado, a medida protegeria a economia local e garantiria segurança jurídica para os trabalhadores da mineração. “Não existe garimpo ilegal, mas pode haver garimpo irregular. Queremos regularizar tudo dentro da legalidade”, completou.
A promotora Fernanda Saratt, que presidiu a audiência, reforçou a busca por diálogo: “Não vamos mais nos ver como inimigos, mas como parceiros”. Já o presidente da Assembleia, Max Russi (PSB), destacou que a reunião encaminhou soluções rápidas para permitir que os balseiros voltem a operar.