Jayme Campos vê “amadurecimento” em conversa entre Lula e Trump sobre tarifas comerciais :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Terça-feira, 11 de novembro de 2025

Notícias | Política BR

TELEFONEMA ESTRATÉGICO

Jayme Campos vê “amadurecimento” em conversa entre Lula e Trump sobre tarifas comerciais

08 Out 2025 - 16:33

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Jayme Campos vê “amadurecimento” em conversa entre Lula e Trump sobre tarifas comerciais
O senador Jayme Campos (União Brasil) avaliou que a conversa por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6), representa um sinal de amadurecimento nas relações diplomáticas e econômicas entre os dois países.


Leia também:
Com intensificação de agendas entre Pivetta e Abilio, Fagundes diz que prefeito garantiu apoio a candidato do PL para governo

“Eu acho que já tinha que ser feito há algum tempo. Para não chegarmos, não chegamos. Aplicar um tarifaço de 50% em relação a alguns produtos brasileiros, seja da indústria, seja do campo. Enfim, eu acho que tem que prevalecer o bom senso, sobretudo o respeito. Até porque o Brasil é a oitava maior economia do planeta”, afirmou o senador.

Jayme defendeu que o diálogo entre os dois presidentes pode contribuir para restabelecer o equilíbrio comercial e político nas Américas. “Abre-se essa possibilidade. Nós voltamos dentro da normalidade, aquilo que sempre manteve esse respeito, essa integração com os Estados Unidos e o Brasil. Todavia, não pode, hipótese alguma, colocar questão política em relação à política econômica. Querendo ou não, foi perniciosa só para o Brasil, até para os próprios Estados Unidos”, disse.

O parlamentar também destacou que setores empresariais norte-americanos pressionam pela redução das sobretaxas, que, segundo ele, prejudicam exportadores dos dois países. “Há várias inserções do próprio empresariado americano em cima do governo americano para que ele possa reduzir essa taxa. É um amadurecimento de dois políticos que têm, com certeza, interesses comuns para o desenvolvimento econômico e social das Américas”, completou.

A ligação entre Lula e Trump durou cerca de 30 minutos. Segundo o Palácio do Planalto, o principal tema foi a retirada da sobretaxa de até 50% aplicada a produtos brasileiros, como café, carne e frutas. O presidente brasileiro também pediu a suspensão de medidas restritivas contra autoridades nacionais.

De acordo com interlocutores do governo, o diálogo foi amistoso e teve como objetivo reaproximar as duas nações após o aumento das tarifas comerciais. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, será o responsável por dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou ter tido um “bom telefonema” com Lula e disse que “os países vão se dar muito bem juntos”. Lula, por sua vez, reafirmou o convite para que o norte-americano participe da COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet