Vânia admite administrar 'diferente' de Abilio, mas garante autonomia para gerir Cuiabá :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Notícias | Política MT

outro estilo

Vânia admite administrar 'diferente' de Abilio, mas garante autonomia para gerir Cuiabá

04 Nov 2025 - 14:10

Da Redação - Luis Vinicius / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Prefeitura Municipal de Cuiabá

Vânia admite administrar 'diferente' de Abilio, mas garante autonomia para gerir Cuiabá
A prefeita em exercício de Cuiabá, Vânia Rosa (Novo), afirmou que tem adotado uma forma diferente de administrar a capital, enquanto o titular, Abilio Brunini (PL), está em viagem oficial à China. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (3), ela destacou que, apesar das diferenças de estilo, tem tido autonomia para conduzir as ações da Prefeitura durante o período interino, que deve se estender até o retorno do gestor no próximo dia 8.


Leia também:
Gallo rebate Alckmin e diz que reforma tributária ‘sequela’ Mato Grosso: ‘a arrecadação desaparece'

 
“É, tem um pouquinho de diferença, né? São nove dias o tempo que a gente tem para administrar, mas as pessoas são diferentes. Administrar também é sempre bastante complexo e é diverso. Então, tem bastante diferença, sim, mas eu estou acolhendo aquilo que ele deixou”, afirmou.
 
Vânia, que assumiu o comando do Executivo municipal pela primeira vez, disse que sua atuação tem sido pautada na continuidade da gestão e que o período tem servido para garantir o andamento de questões administrativas e financeiras.
 
Ela citou como exemplo a resolução de pendências relacionadas ao pagamento da insalubridade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e destacou a aprovação recente, pela Câmara Municipal, do projeto de lei que trata do Prêmio Saúde de Cuiabá, proposta que ajusta o pagamento da gratificação destinada aos agentes comunitários e de combate às endemias.
 
“Houve algumas necessidades de adequação para o holerite ficar mais em dia, mas foi solucionado. A gente conseguiu aprovar um projeto de lei na Câmara pela questão do Prêmio Saúde, para não dar nada que tivesse ou gerasse alguma repercussão negativa. Por mais que não conseguimos na totalidade, isso foi administrado internamente, de forma competente, e conseguimos ter os servidores da saúde contentes”, explicou.
 
Apesar de afirmar que tem autonomia administrativa, Vânia destacou que o prefeito mantém contato com os secretários por meio do secretário de Governo, que tem mediado situações pontuais.
 
“Sim, eu tenho tido [autonomia]. Acredito que é uma preocupação de verdade, de muito compromisso que ele tem com a gestão dele. É um secretariado formado por ele. Eu estou agora só segurando tudo isso [...] O secretário de Governo tem feito algumas ligações e mediado algumas situações, mas eu, em particular, não [falei com o prefeito]. Deixo-o tranquilo, só se realmente for algo necessário”, disse.
 
Abilio busca recursos no exterior
 
Abilio cumpre agenda internacional desde 24 de outubro, com passagens por Dubai, Xangai e Beijing. Segundo ele, o objetivo da missão é buscar financiamentos internacionais com os Emirados Árabes Unidos para obras de mobilidade urbana em Cuiabá, incluindo a construção de seis viadutos e a pavimentação de diversos bairros.
 
A viagem faz parte de um encontro de prefeitos e investidores organizado pela Embaixada dos Emirados Árabes, que selecionou apenas 15 gestores brasileiros. A comitiva cuiabana também conta com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e representantes da iniciativa privada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet