O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou em entrevista nesta terça-feira (4), na Rádio Capital, que a escolha do advogado Ricardo Almeida como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi baseada no reconhecimento de seu perfil técnico.
Leia também:
Posse de Ricardo Almeida como novo desembargador do TJ será na segunda
Nesta segunda-feira (3), Mendes nomeou Almeida para a vaga de desembargador no TJMT, destinada ao Quinto Constitucional da OAB-MT. A decisão foi tomada horas após a definição da lista tríplice pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para a vaga.
Ricardo Almeida era considerado um dos favoritos de Mendes à vaga e possui proximidade com o governador. O novo desembargador teve 28 votos e integrou o segundo lugar da lista, que também contava com os nomes de Juliana Zafino (1ª colocada com 29 votos), e Dauto Passare (3ª colocado com 24 votos).
Na entrevista, Mendes elogiou a trajetória de todos os candidatos. Ele contou que conversou individualmente com cada um sobre seus currículos antes da composição da lista tríplice.
De acordo com ele, a fase final do processo de seleção foi composta por "bons profissionais". Contudo, Mendes afirmou que já conhecia Almeida e que este possuía uma vasta experiência e um perfil de "muito conhecimento técnico".
“Chegaram bons profissionais, tenho respeito a todos eles e tive a oportunidade de receber e conversar, por acaso, com os três que estiveram na lista. Falei com eles antecipadamente, ouvi, mostraram o seu currículo, mas eu conheço e conhecia um pouco mais o senhor Ricardo, numa carreira profissional muito extensa, muito conhecimento técnico, um comportamento moral bastante ilibado e isso me deu muita segurança.
Esta é a quinta indicação do governador Mauro Mendes para desembargador em seu sétimo ano de governo. Anteriormente, ele havia indicado Hélio de Nishyama, Deusdete Cruz, Marcos Regenold e Wesley Sanches.
“Tive a honra de nomear esses profissionais e tenho certeza que todos são competentes, sérios e que vão honrar o cargo que foi outorgado a eles, de ser desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Ricardo Almeida
Advogado com mais de 26 anos de experiência, especialista em Direito Empresarial e Eleitoral, Ricardo Almeida exerceu por dois mandatos o cargo de juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Na OAB-MT foi conselheiro estadual e membro da Comissão de Direito Eleitoral, na gestão 2013-2015, antes, foi membro do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, entre 2007 e 2009. A posse de Almeida está marcada para a próxima segunda-feira (10), às 10h, no Plenário da Corte do Tribunal de Justiça.