Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Encontro em Pequim avalia efeitos das mudanças climáticas na agricultura

Começou hoje (17), em Pequim, um encontro que reúne especialistas do mundo inteiro para debater os impactos provocados na agricultura pelas mudanças climáticas, principalmente por fenômenos como enchentes e secas.


O professor Luiz Cláudio Costa, da Universidade Federal de Viçosa e representante do Brasil no evento, afirma que as mudanças climáticas são fenômenos que já afetam diretamente a vida das pessoas. Ele cita o caso dos incêndios que vem ocorrendo na Austrália e que já deixaram 200 mortos, segundo agências internacionais.

Costa afirma que as mudanças climáticas podem também afetar a agricultura. “Vamos ter muita seca, excesso de chuva e infelizmente o que se espera para o Brasil e para outros países é uma queda de produtividade, diminuindo assim a oferta de alimentos”, diz ele.

O professor lembra que no Brasil as secas são as que mais afetam as plantações. Os pequenos agricultores podem ter perda total da produção pela falta de água e os que têm irrigação artificial podem causar prejuízo ambiental pela grande quantidade de água usada na atividade.

O pesquisador da Embrapa Willians Marques Ferreira, da unidade de Sete Lagoas (MG), explica que as mudanças climáticas vão afetar os agricultores a longo prazo, porque o plantio que era feito em um determinado período do ano vai se deslocar um pouco em função da disponibilidade da chuva. “As mudanças climáticas já estão ocorrendo. A conseqüência em relação à cultura é gradativa. Não é uma coisa de uma hora para a outra”, ressalta o pesquisador.

O encontro em Pequim (China) termina na quinta-feira (19). O representante do Brasil espera que ao final dos debates sejam promovidas ações para a adaptação às mudanças climáticas e a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet