Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Chuvas antecipam plantio do milho safrinha

O pesquisador da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas/MG, Williams Pinto Marques Ferreira, faz alerta aos produtores do milho safrinha nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O plantio deve ser antecipado em decorrência de 40% de probabilidade das chuvas ocorrerem acima da média no mês de março, período seguido por estiagens nos meses de abril e maio.


O cenário deve ser o mesmo no Paraná, sendo que a colheita da soja também já foi antecipada. “Quem optar pelo plantio do milho safrinha nos próximos dias nessas regiões será favorecido”, reforça.

As características climáticas em 2009 serão bem diferentes do ano passado, devido ao fraco episódio do La Nia. Pode ocorrer redução antecipada do período chuvoso em 2009, provocando um maior déficit hídrico em algumas regiões, o que normalmente ocorre somente no inverno, como a antecipação da chegada do frio. O pesquisador afirma que o plantio do milho safrinha pode começar mais cedo principalmente na região Sul do País, reduzindo o risco da falta de água nas fases em que a planta mais precisa se desenvolver.

Para o sul de São Paulo e região Sul do País, segundo Williams Ferreira, a situação é inversa. “Há 40% de probabilidade de chover menos que em outros anos, favorecendo a colheita de lavouras tardias de milho e soja”, explica. Para o Mato Grosso do Sul o cenário é semelhante. Há 30% de probalidade para ocorrência de chuvas abaixo da média normal do período e o frio poderá ser mais intenso que em outros anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet