Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Agricultores aproveitam a queda nos preços dos adubos e compram mais em janeiro

Com a queda de cerca de 15% nos preços dos fertilizantes e o aumento no valor de algumas commodities agrícolas importantes, os agricultores brasileiros começaram o ano comprando mais adubos. As vendas desses insumos, que vinham caindo desde setembro do ano passado e chegaram a 997 mil toneladas em dezembro, alcançaram, em janeiro, cerca de 1,2 milhão de toneladas.


“Esperávamos vender 1 milhão de toneladas, que é a média histórica de janeiro, mas a carteira de pedidos superou 1,2 milhão de toneladas”, afirmou Eduardo Daher, diretor executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Ele disse que a queda nos preços no mercado interno, de 15%, só não foi maior porque o dólar se valorizou em relação ao real.

Enquanto os preços dos fertilizantes caíram devido à forte desvalorização do barril do petróleo, os preços de algumas commodities agrícolas se valorizaram, em grande parte, devido a desastres climáticos, como a seca na Argentina e na Austrália, considerada uma das maiores das últimas décadas. Os dois países são grandes produtores mundiais de grãos.

Cristiano Simon, presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, que esteve hoje (16) no Ministério da Agricultura, disse que o resultado das vendas em janeiro expressa claramente a reação do produtor frente à queda dos preços dos fertilizantes e ao otimismo em relação à sua lavoura, mas sem poder afirmar que essa atitude se manterá por todo o ano.

“A perspectiva é boa em relação à posição do Brasil no mercado mundial [de alimentos] e ao abastecimento do mercado interno. O setor de insumos está preparado para atender o agricultor. A gente acredita que vá ser um ano de certa estabilidade”, afirmou Simon.

Apesar da queda de cerca de 9% no volume consumido em 2008 (22 milhões de toneladas de adubos) em relação a 2007 (24 milhões de toneladas), ele assumiu que a queda foi menor do que a esperada por conta da crise.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet